Derramamento de 30 mil toneladas de açúcar que viraram caramelo e escorreram para os rios São Domingos e Turvo

493 palavras 2 páginas
Em menos de um mês ocorreram no Estado de São Paulo duas catástrofes ambientais que levaram a morte milhares de peixes e outras espécies aquáticas. Ambas foram causadas por incêndio envolvendo galpões que armazenavam açúcar. O primeiro aconteceu no dia 18 de outubro, no porto de Santos. Cerca de 180 mil toneladas de açúcar derreteram formando uma "cachoeira de caramelo", que caiu no mar e causando a morte a milhares de peixes e outras espécies marinhas no canal do Estuário entre Santos e Guarujá.

Pouco depois, no dia 25, outro incêndio semelhante ocorreu em Santa Adélia. 30 mil toneladas de açúcar viraram caramelo e escorreram para os rios São Domingos e Turvo provocando matando as espécies que vivem neste habitat. O melaço atingiu ainda residências, ruas e plantações.

Economistas contabilizam aumento no preço do açúcar na bolsa de valores. Já os ambientalistas afirmam danos incalculáveis ao meio ambiente. Na quinta-feira, 31, começou o período da Piracema, época de reprodução dos peixes. Período tão importante, que a pesca profissional ou esportiva são proibidas nesta época. É na Piracema que o ciclo da vida para essas espécies acontece. Mas este ano ciclo foi interrompido. Entre os peixes mortos retirados era possível visualizar os que estavam prontos para desova. Uma cena chocante.

Técnicos da CETESB já comprovaram a contaminação das águas por causa do caramelo. As águas do rio São Domingos estão com 0% de oxigênio. É desesperador assistir a agonia dos peixes morrendo asfixiados.

Na busca de minimizar os danos causados, no fim de semana formamos uma força tarefa para salvar os peixes com vida. Uma ação belíssima de união com a participação de pescadores de colônias da região, da Policia Ambiental, da CETESB, da AMERTP (Associação de Defesa do Meio Ambiente e dos Rios Turvo Preto e da Cachoeira do Talhadão), da Superintendência do Ministério da Pesca e da Frente Parlamentar da Pesca da Assembleia Legislativa, na qual representei. Foram retirados

Relacionados

  • A travessia
    83068 palavras | 333 páginas