Dermotonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Profª Sigrid Venâncio Queiroz
Profª Regina Rossetti
















DERMOTONIA APLICADA





EM TRATAMENTOS





FACIAIS E CORPORAIS














Histórico

Os antigos egípicios foram os primeiros a fazer uso sistemático das ventosas em 1550 ªC, por meio
de chifres Ocos;
Evers Papyrus, descrevia sangrias por meio de ventosas para remover amatéria estranha do corpo.
Tendo-se registro de sua utilização, em 413a.C Herótodo na Grécia, no século XI, na América, onde o
Dr. W. ª Gillespie, utilizava-se as ventosas de vidro e as de chifres na prática médica rural
e no século XVI por Prosper Alpinus no Egito no consulado Veneziano.


Introdução


A Dermotonia, do francês Dermotonie®, foi desenvolvida no início dos anos 90 peloDr. Serge Karagozian, médico francês, especializado em depressomassagem e depressodrenagem linfática, diretor da École Internacionale de Dermotonie et Palper-Rouler Analítique localizada em Valence-França.
A técnica se aplica à utilização de um aparelho de vácuo em diferentes patologias, frente a uma pré-avaliação da prega cutânea e detecção de zonas congestionadas, denominadas dermalgias.Localizando a dermalgia, o aparelho de vácuo é aplicado de duas maneiras: a depressomassagem e a depressodrenagem linfática.(KARAGOZIAN, 1995).
A depressomassagem trata-se de uma ventosagem aplicada de forma contínua ou pulsada para descongestionar os tecidos estimulando as zonas dermálgicas. A depressodrenagem linfática é uma depressomassagem mais suave, realizada no sentido dos coletoreslinfáticos, estimulando a reabsorção dos líquidos corporais.





Efeito fisiológico
A aplicação do vácuo na superfície cutânea é retirado os 1000 “bar” de pressão, forçando o surgimento de um fenômeno descrito pela lei física de trocas gasosas, fazendo com que os gases migrem para a baixa pressão. Como conseqüência, as toxinas e os gases estagnados na pele, são eliminados. Resumindo, oefeito reflexo da ventosagem provoca uma hipervascularização, desfibrosagem tecidual, tonificação tissular e a tonificação linfática e vascular (parede dos vasos).

Dermotonia
Unindo vários conceitos descritos inclusive do Dr. Serge Karagozian define-se:
como uma técnica que se utiliza da ventosagem, a partir de aparelhos que geram pressão negativa, através de uma sucção contínua oupulsátil, realizando então a técnica de depressomassagem ou depressomagem Linfática.


O objetivo da ventosagem:
- Mobilização do sangue dentro dos capilares cutâneos, melhorando a troficidade e favorecendo nutrição celular.
- Melhora da troficidade atuando na reestruturação do tecido conjuntivo, graças ao aporte de enzimas e nutrientes e à eliminação de detritos.
- Melhora da troficidade unida aflexibilização tissular provoca um melhor deslizamento no meio intersticial, permitindo que os líquidos intersticiais, sangue e linfa, veiculem melhores os aportes nutritivos, e eliminem as toxinas.
- Melhora da tonificação tissular, a maneira correta da aplicação de massagem nos permite estimular as fibras colágenas e elásticas. Este estímulo associado ao descongestionamento dos tecidosdevolverá a pele sua tonicidade normal.



Efeitos FISIOLÓGICOS:

Hipervascularização, Desfibrosagem, Tonificação Tissular e Linfática, Tonificação Tissular e efeito reflexo. A força de aspiração das ventosas é particularmente eficaz na remoção de infiltrado subcutâneo, dos líquidos intersticiais e nódulos da hipoderme, aumentando a irrigação sangüínea dos músculos e tecidos, melhorando assima nutrição e as trocas metabólicas. (VIGLIOGLIA, 1996).
Estudiosos já comprovaram que a massagem mecânica não-invasiva do contorno corporal melhora a aparência da celulite e altera a distribuição da gordura subcutânea por tracionar verticalmente os tecidos conectivos. (ERSEK, 1997).
Os benefícios obtidos incluem uma hiper-vascularização, hiper-oxigenação, drenagem do líquido...
tracking img