Dermografismo - teste de baruch

1185 palavras 5 páginas
SIMON BARUCH: o dermografismo

Quando citamos a palavra reação cutânea na literatura médica, não poderíamos deixar de falar do Dr. Simon Baruch, pois foi este grande médico cirurgião que escreveu em 1918, o livro “Os usos da água da Medicina Moderna” , relatando experiências com a mesma e seus efeitos fisiológicos no organismo, dando ênfase nas reações que a pele poderia demonstrar a olho nu, ou por uma simples observação.

Baruch nasceu em 1841 na Polônia e faleceu em 1921 em Nova York. Aos quinze anos de idade, Baruch foi para os Estados Unidos morar e em 1870, médico formado juntou-se as tropas confederadas do estado de Carolina do Norte e, durante a guerra civil foi o primeiro médico a diagnosticar e realizar uma cirurgia de Apendicite com sucesso.

Conhecido como o “pioneiro da Hidroterapia”, Baruch destacou-se por várias descobertas sobre a água como um recurso de promover a saúde e seu efeito no organismo humano, fatos que deram o título de “O pai da Hidroterapia científica”.

Em sua linha de pesquisa, Baruch partiu do clima da Alemanha, que era de baixas temperaturas e, como a água poderia ser utilizada. A primeira observação foi nos banhos públicos que eram realizados por lá naquele época, pois com a temperatura muito baixa, o governo promovia campanhas de que a população participasse de banhos em praças , afim de evitar doenças infecto-contagiosas..., mas sem efeito impactante. Após vários estudos sobre a água, escreveu o primeiro livro chamado “ Os princípios da prática da hidroterapia” em 1898, demonstrava de forma clara um guia para os profissionais médicos ou estudantes, aplicarem a água em uma forma terapêutica e evitando doenças. A Lei de Baruch dizia que quando a temperatura da água é igual a da pele ou mais fria, o efeito resultante no organismo era de estimulação, por conseguinte quando a mesma estava mais quente, o efeito era sedativo. Em seu livro “O sucesso do tratamento

Relacionados