Dermeval saviani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS MARACANÃ
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSORA: RITA NASCIMENTO
================================================================

Dermeval Saviani e suas contribuições para a educação do Brasil.

DMILSON BORRALHO
NIELSON MAGALHÂES MENEZES

São Luís2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS MARACANÃ
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: RITA NASCIMENTO
ALUNOS: DMILSON BORRALHO
NIELSON MAGALHÃES MENEZES


I- Resumo.
O presente trabalho tem bom objetivo expor,no contexto geral, a vida do filosofo, pedagogo, educador Dermeval Saviani e suas contribuições para a educação no Brasil.
A pesquisa foi feita através de citações, consultas bibliográficas e acesso a sites de informações que relatam a vida pregressa de Dermeval Saviani.
A atividade educacional ao longo da história do Brasil passou por diversas transformações e vários foram os educadores,pedagogos que deixaram suas contribuições para o desenvolvimento da educação em nosso país e Dermeval Saviani, foi um destes que teve profunda contribuição para este desenvolvimento educacional no Brasil.
Pois a atividade educacional não pode ser tratada como uma mera profissão, um simples trabalho que acaba alienando, mas como uma atividade desalienadora, formadora de opiniões.


Palavraschaves: contribuições, atividades profissionais, vida pregressa.




II- Introdução
Dermeval Saviani Nasceu em Santo Antônio de Posse-SP, em 03/02/44 (de direito, pois de fato nasceu em 25/12/43). Filho de trabalhadores e neto de imigrantes italianos. Concluiu o Curso primário, em 1954, em São Paulo e em 1959, o Curso ginasial no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Cuiabá. Estudouno Seminário maior de Aparecida, em SP, onde concluiu em 1962 o Curso Colegial. Nesta época, devido à renúncia de Jânio Quadros em 1961 e com a mudança da forma de governo (de parlamentarismo para presidencialismo) ocorreram várias mudanças na sociedade que influenciaram também a Igreja, que neste contexto estava preocupada com a transformação da estrutura social.
Era o período da IgrejaPopular, que buscava a aproximação do povo com a religião. Saviani fez parte do movimento JOC juventude Operária Católica se envolvendo com todas essas transformações que estavam acontecendo. Continuou os estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento da PUC/SP, que era um reduto de estudantes burgueses.
Trabalhava, nesta época, no Banco Bandeirante e concluiu seucurso de Filosofia, em 1966, tendo vivenciado profundas mudanças na sociedade, causadas pelo Golpe Militar em 1964. Deixou o Banco e foi lecionar Filosofia em escola pública. Por volta de 1966 passou a trabalhar em um órgão da Secretaria de Educação de São Paulo. Em 1967 atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e ajudou a criar os Cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educaçãonessa Instituição.
Em 1970 foi lecionar na recém criada Universidade Federal de São Carlos onde ajudou a implantar em 1976 o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas. Concluiu em 1971 o Doutorado, na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, da PUC/SP. Em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a criaro Doutorado em Educação nesta Instituição. Em 1979 ajudou a criar a ANDE – Associação Nacional de Educação.
Foi o fundador da ANPED e do CEDES. Em 1986 concluiu a Livre Docência na área de Ciências Humanas: História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em 1988 coordenou o programa de...
tracking img