Dermatoses do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dermatose do Trabalho
Toda lesão do tegumento produzida ou agrava é uma dermatose do trabalho. A pela é um dos elementos mais expostos à agressão no ambiente de trabalho.
Nos países industrializados, as dermatoses constituíram o maior número de caso comum entre os trabalhadores.
As dermatoses do trabalho podem ser provocadas por contato direto com substâncias químicas, agentes físicos,agentes mecânicos e agente biológicos.
Em nosso meio, o cromo, a borracha e os medicamentos tópicos são importantes causadores de reações alérgicas.

Fatores de desenvolvimento
Alguns fatores favorecem o desenvolvimento ou a piora das dermatoses. Entre eles, temos:
* Alcalinização e desengorduramento da pele: é a ação de sabões, detergentes e outras substâncias usadas indevidamente retirandoa cama sebácea que a protege, favorecendo a penetração de agentes maiores;
* Alterações no teor de água da pele: hiper-hidratação e desidratação;
* Temperatura do ambiente: são temperaturas extremas, quentes ou frias;
* Idade: após a quarta ou a quinta década de vida, acentua-se a atrofia das glândulas sebáceas e sudoríparas, que torna a pele dos trabalhadores naturalmente mais seca.* Estado nutricional: são as deficiências de vitaminas e/ou proteínas, o diabetes e outras disfunções hormonais, distúrbios emocionais e infecções crônicas.
* Atopia: os indivíduos atópicos (alérgicos) estão mais predispostos a lesões do tipo eczematoso.
* Concentração do agente agressor: a presença do agente agressor em maior ou menos concentração no meio ambiente.
Em relação aoúltimo item o trabalhador deve está usando os equipamentos de proteção individual.

Diagnóstico
A anamnese ocupacional é utilizada para diagnóstico precoce da dermatose. A equipe de enfermagem deve coletar dados precisos e completos sobre a evolução da doença e a exposição do trabalhador a agentes agressores.
Deve ser feita uma prova epicutânia ou teste de contato sendo positiva se ocorrervermelhidão, exsudação nos locais de contato e vesícula.
O médico responsável deve observar a diferença entre a reação de irritação e sensibilização.
O paciente não deve molhar o local do teste, não deve coçar a área, evitar exercícios físicos desnecessários e cuidar parar que o adesivo de fixação do teste não se desloque. Na suspeita de infecção microbiana ou alterações celulares, deve-se fazer examesmicroscópicos de porções raspadas e secreções do tegumento.

Cuidados necessários/prevenção
A educação é um dos papéis mais importantes desempenhados pelo profissional da equipe de enfermagem que precisa abordar adentre vários temas a higiene corporal e a automedicação.
A remoção adequada de resíduos na pele é fundamental para diminuir o contato direto com as substâncias irritantes e/oualérgicas. Devem-se usar produtos adequados como sabões neutros. A automedicação não deve ser praticada principalmente nesse caso, pois o uso de produtos tóxicos costuma agrava as lesões preexistentes.
A conscientização do empregador quanto à importância de enclausurar as substâncias responsáveis pelas dermatoses e de prover automação das atividades de risco deve ser a meto dos profissionais da áreade saúde do trabalho.

As dermatoses mais comuns
São as dermites (26%) e os eczemas (17%), facilmente confundidos um com o outro.
Adubos químicos e agrotóxicos são responsáveis por dermites em serviços rurais. Essas dermatoses podem regredir espontaneamente. Caso ela persistir, agrava-se e a doença torna-se crônica podendo evoluir para carcinoma.

Dermites ou dermites irritativasOcorrem em qualquer pessoa e são provocadas em contato com a pele, provocando ardência, vermelhidão, edema, bolhas, etc.
São causadas por fertilizantes, aditivos para alimentos animais e plantas herbicidas.

Dermites fictícias ou autolesionismo
Conflitos emocionais têm sido um dos responsáveis pelo aparecimento ou prova de dermatoses. São produzidas pelo trabalhador e negadas por algum motivo...
tracking img