Dermatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pele, expressa os nossos sentimentos mesmo quando não estamos cientes deles. Fica-nos, então, a idéia de que ao falarmos de doenças de pele devemos considerar o ser humano como um ser integrado, noqual aspectos sociais, biológicos e psicológicos interagem constantemente. Sabe-se que a pele e o sistema nervoso central emergiram embriologicamente do ectoderma. Essa informação fornece alguma basepara a suposição de que a pele e o cérebro podem influenciar-se reciprocamente.


A influência de fatores psíquicos sobre doenças dermatológicas é bastante comum apesar de ainda ser poucoestudada e debatida. Estima-se que pelo menos um terço dos pacientes com doença dermatológica possua aspectos emocionais associados.


O adoecimento é uma concretização no corpo de algo que não foisimbolizado e elaborado no plano psíquico. Quando não se consegue elaborar mentalmente algum conflito, o psiquismo\dermatológicas produz um efeito negativo na vida dos pacientes depressivos. Aocorrência de sensação de queimação ou dor no couro cabeludo ou na língua, sensação localizada de dor na pele sem alteração da textura cutânea ou prurido (coceira) generalizado sem Além disso, sublinham queaspectos psicológicos têm papel importante no desencadeamento e nas conseqüências de diversas dermatoses. alteração cutânea, e a gravidade do prurido que se observa na psoríase, na urticária crônicade origem desconhecida, na dermatite atópica esta correlacionada com o estado depressivo.


A dermatose neuropsicogênica é uma doença cutânea não alérgica crônica, em que as característicaspsicológicas, emocionais e comportamentais são os componentes principais da doença. Ocorre principalmente no sexo feminino, situando-se a idade média de início entre os 30 e os 50 anos. O quadro clínicocaracteriza-se por prurido acompanhado de lesões e coceira.


As condições psicodermatológicas podem ser divididas em quatro grandes grupos. O primeiro consiste nas doenças dermatológicas...
tracking img