Derivação Bílipancreática

777 palavras 4 páginas
Cirurgia Bariátrica
Derivação Biliopancreática
A Derivação Biliopancreática trata-se de uma cirurgia bariátrica mista, disabsortiva, que pode ser realizada de duas formas:
Derivação Biliopancreática de Scopinaro (com gastrectomia horizontal) e Derivação Biliopancreática com
Switch Duodenal (com gastrectomia vertical)

Derivação Biliopancreática

A Derivação Bileopancreática (DBP) é uma associação entre a Gastrectomia, onde há a retirada de parte do estômago, e o desvio da fisiologia normal do intestino.

Esse desvio faz com que o alimento venha por um caminho e as secreções digestivas e do suco pancreático, por outro, e se encontrem pouco antes de acabar o intestino delgado, inibindo a absorção de calorias e de alguns nutrientes.

Derivação Biliopancreática de Scopinaro
(com gastrectomia horizontal)
Nesta cirurgia, o estômago é diminuído em cerca de metade do seu tamanho. O intestino é seccionado, e o íleo é conectado à porção restante do estômago. É realizada a reconexão do intestino na sua área final. O objetivo desta cirurgia é restringir um pouco o que é ingerido e promover uma área de absorção intestinal muito pequena (apenas 50 cm). Derivação Biliopancreática com Switch Duodenal
(com gastrectomia vertical)
Nesta técnica, em vez de cortar o estômago transversal, corta-se verticalmente, preservando o piloro
(válvula na saída do estômago). O estômago, fica em formato de um tubo e é deixada uma área de absorção intestinal um pouco maior (100cm).

Com a modificação fisiológica realizada no intestino, a área que fica destinada à absorção dos nutrientes torna-se muito pequena, fazendo com que a interação entre o alimento e as secreções digestivas seja muito reduzida, causando baixa absorção de macronutrientes (cerca de 25% de proteína e 72% de lipídeos deixam de ser absorvidos), vitaminas e minerais. Dietoterapia
Progressão da Dieta Após o Desvio Gástrico
Fases da Dieta

Quantidade Total

Relacionados