Derivativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Derivativos 3
Agentes do Mercado de Derivativos 5
Mercados Futuros 6
Preços no mercado futuro 7
Ajustes nas posições a futuro 8
Mercado futuro de ações 8
Proteção no mercado futuro de ações 8
Mercado futuro de índices de ações 9
Operação Straddle 9
Venda a futuro a descoberto 9
Contratos futuros de taxas DI (1 dia) 9
Mercado de Opções 11
Mercado atermo 12
Swaps 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
Anexos 16

Introdução

Este trabalho busca apresentar as teorias sobre derivativos financeiros, que são contratos cujo valor origina de um ativo referência (commodities, taxa de câmbio, taxa de juros, índices, etc.). Seu uso tem como principal finalidade minimizar o risco de volatilidade do valor dos ativos.
Os participantes no mercado dederivativos são os hedgers, especuladores e arbitradores e a importância deles está no fato de estimularem o equilíbrio e a liquidez do mercado.
Existem vários tipos de contratos derivativos, entretanto, neste trabalho, focaremos em quatro tipos: futuros, opções, a termo e swaps. De modo geral, cada um desses contratos é negociado com base na visão futura que os investidores têm sobre o valordos ativos. Outra característica importante desses contratos é que seu preço e seu vencimento são predeterminados, estando ambos investidores de acordo com seus termos.
Os derivativos são negociados em bolsas de valores organizadas e no mercado balcão. No Brasil a BM&F é a principal bolsa de negociação desses contratos.
Para maior compreensão do assunto, serão apresentados mais detalhes sobrecada um dos mercados derivativos, suas semelhanças e particularidades.



Derivativos

Derivativo pode ser definido como um título financeiro cujo preço deriva do preço de mercado de outro ativo real ou financeiro. De forma mais específica, derivativos são operações financeiras que têm como base de negociação o preço ou cotação de um ativo, o chamado ativo-objeto. Sendo assim, um contratoderivativo não apresenta valor próprio, pois deriva (depende) dos preços vigentes nos mercados físicos.
No mercado de derivativos, os investidores apostam nos preços futuros dos ativos e, através de contratos, assumem compromissos de pagamentos físicos futuros. Como dito, a negociação do preço ou cotação do ativo-objeto se dá por meio de contratos; existem muitos tipos de contratos derivativos.Entretanto, nesse trabalho, focaremos em apenas quatro tipos de contratos: futuro, opções, a termo e swaps.
O objetivo desses contratos, de modo geral, é o de minimizar os impactos da volatilidade de preços sobre os ativos. Assim, as operações financeiras de derivativos podem ser usadas para alterar os riscos de fluxo de caixa de uma empresa, dadas à possibilidade de alterações no valor dedeterminados ativos por ela consumidos.
Os derivativos podem ser negociados em Bolsas organizadas ou no chamado mercado de balcão. O mercado de balcão é, em boa parte dos casos, espontâneo e informal e surge, geralmente, entre grandes instituições, sem local fixo de encontro, com baixa transparência na divulgação de preços e não segue regras específicas. É basicamente um mercado em que as partes negociamentre si. De forma geral, os principais contratos negociados no mercado balcão são a termo, swaps e alguns tipos de contratos de opção; já os negociados em bolsa são os contratos futuros e de opções.
No Brasil, a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) é o mercado formalmente estabelecido para negociar contratos futuros.
Logo quando surgiram os derivativos, estes eram utilizados somente nanegociação de commodities agrícolas, como: soja, café, arroz, etc. Mas com o desenvolvimento da economia e do mercado de capitais, as operações de derivativos passaram a incorporar vários outros contratos derivados de ações, índices de preços, produtos pecuários, metais preciosos, taxa de câmbio e entre outros. A tabela abaixo mostra os tipos de contratos futuro negociados no mundo.

Tabela 1:...
tracking img