Derivados de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
oleo
Introdução







O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (pode haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de três mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).[pic]




Diversas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Atualmente, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica.
Com base na teoria orgânica da origem do petróleo, o mesmo deverá ser encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares eacumulação de restos orgânicos. Fica então,  praticamente excluída a possibilidade da presença de petróleo nas rochas ígneas e metamórficas, porém, a confirmação só é possível com a perfuração.





















[pic]
O primeiro método de perfuração consistia em escavar a terra. Para alcançar maiores profundidades, o método mais rápido de perfuração é o rotativo.
Em geral umpoço é perfurado verticalmente. Pelo método rotativo, a coluna de perfuração, tendo na ponta uma broca, vai penetrando no solo. Em determinados intervalos retiram-se amostras que vão sendo analisadas no decorrer da operação. Algumas vezes a perfuração é feita de maneira direcional para debelar um Inocêncio ou controle de jorro de petróleo.
A 4000 metros de profundidade, em camadas de rochassedimentares, o poço sofre uma pressão de mais de 400 atmosferas (400 kg por cm2). Para equilibrar a pressão interna com a externa é injetada no poço uma mistura especial de lama - argila e água - que vai sendo despejada à medida que a sonda se aprofunda.
A imagem de um poço jorrando explosivamente já é retrato do passado.
Para os trabalhos de perfuração exploratória no mar, são empregadas unidadesperfuradoras que podem ser do tipo submersível, auto-eleváveis (ambas com apoio no fundo do mar), semi-submersíveis e flutuantes
4. Tipos de petróleo:
|Americano (EUA e BRASIL) |Parafinemos |Rico em hidrocarbonetos da série dos alcanos*. |
|Cáucaso (RUSSO) |Cicloparafínicos |Rico em hidrocarbonetos da série dos ciclo-alcanos. ||Indonésia (BORNÉU) |Benzênicos |Rico em hidrocarbonetos da série dos aromáticos. |

























































































O petroleo no Brasil








A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquêsde Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.

Em 1930, depois de vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma "lama preta", oleosa, para iluminar suas residências.

A partir destainformação, realizou várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa, contudo não obteve êxito em chamar a atenção de pessoas influentes, sendo considerado
“maníaco".

Manoel Inácio Bastos não desistiu e, no ano de 1932, foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o engenheiro agrônomo entregou ao presidente da Republica um relatório sobre a presença dasubstância em Lobato.

CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO

Durante essa década de 30, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões indicando uma tendência que viria a ser adotada. Em 1938, toda a
atividade petrolífera passou, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros.

Ainda nesse ano, em 29 de abril de 1938, foi criado o Conselho Nacional...
tracking img