Derivadas parciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSITIVO
LUIZA OLIVEIRA

Trabalho sobre as aplicações das derivadas parciais e direcionais na Engenharia Civil

CURITIBA
2012

Introdução:
Derivada parcial é aderivada de uma função quando todas menos uma variável são mantidas constantes temporariamente.
Derivada direcional é a derivada, em uma determinada direção, de uma função que possui 3ou mais variáveis.
Ambas as derivadas tem aplicações diretas na engenharia civil, sendo fundamentais para a construção e o bom funcionamento das coisas, pois através desses cálculospodemos determinar por exemplo momentos fletores atuantes em uma laje de concreto armado para fazer o seu dimensionamento, ou ainda aplicações muito importante na hidráulica e emestruturas, como é o caso das derivadas direcionais.

Desenvolvimento:

Derivadas parciais:
Como exemplo de aplicações práticas das derivadas parciais temos : equação diferencial devigas sobre base elástica, equação da placa (lajes), dinâmica das estruturas (vibrações).Cálculo dos pontos máximos e mínimos condicionado;em rodovias para determinar o melhor caminho aser construído, ou para colocar uma restrição em uma área, ou ainda para fazer um reservatório de água precisa saber sua capacidade.

Derivadas direcionais:
Dentro das derivadasdirecionais temos como exemplo seu uso na topografia para calcular pontos, ou ainda na determinação de momentos fletores e na geotecnia.

Conclusão:

As derivadas são essenciais paraqualquer engenheiro. Facilitam muito e dão um auxilio indispensável na construção de muitas coisas. Elas tornam-se bem mais interessantes quando aprendemos suas aplicações na pratica.Com esse trabalho dá para perceber que durante toda a vida de engenheiro utiliza-se as derivadas, sendo as parciais e direcionais muito ricas e com aplicações muito interessantes.
tracking img