Depressao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Silenciosa, a depressão pode estar destruindo a sua vida profissional
No mundo inteiro, estima-se que 340 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 13 milhões só no Brasil; além de enfrentar adoença, pacientes ainda lidam com preconceito.
Redação com CDN, Administradores.com, 19 de janeiro de 2013

Perda de interesse pelo trabalho, falta de concentração, dificuldade em cumprir prazos edemandas, insônia, alteração de peso: esses podem ser os sintomas de uma doença séria: a depressão. Em alguns casos, a produtividade dos profissionais que sofrem com a doença pode ser seriamenteprejudicada, culminando com a demissão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 340 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo mundo. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas sãoatingidas pela doença (OMS).
“As doenças neuropsiquiátricas são hoje a primeira causa de incapacidade no mundo ao longo da vida e a depressão representa quase 50% dessas enfermidades”, explica KalilDuailibi, professor do departamento de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e ex-coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo (SP).
Produtividade
Enquanto umpaciente com diabetes falta 6 dias ao ano no trabalho devido à doença, uma pessoa com problemas cardiovasculares se ausenta 8 dias e quem sofre com asma falta 10 dias, quem sofre de depressãoapresenta um prejuízo muito maior, perdendo cerca de 35 dias de trabalho por ano. 
Segundo Duailibi, o paciente que apresenta um quadro depressivo considerado grave tem sua capacidade social e produtivacomprometida em 90%; em casos moderados, 40%, já em casos da doença em que há apenas sintomas leves, 20% de sua capacidade está afetada.
“O profissional com depressão poderá ter atrasos recorrentes,dificuldades em reter informações e de memória, dificuldade na execução de tarefas simples e, até mesmo, sentir-se incapacitado para executar sua função. Isso o tornará ainda mais deprimido e dará...
tracking img