Depressao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo conhecer a inter-relação da depressão com a saúde e educação nas concepções psicanalíticas, identificando e compreendendo os principais quadros psicopatológicos, como a depressão, buscando possibilidades praticas de acolhimento e atenção psicossocial, permitindo compreender melhor e aprofundar este tema, uma vez que foi realizada umainvestigação e pesquisa em relação ao mesmo.




















2 DEPRESSÃO

Depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento do individuo, causando grande sofrimento emocional e prejuízos para a vida pessoal, social e profissional. Não é simplesmente um estado de fraqueza, é um estado corporal indesejávele constante, acompanhado de mudanças comportamentais que independem da vontade daquele que vive.
O ser deprimido parece cansado e preocupado, o humor apresenta-se triste ou irritável, caracterizado por sentimentos de angústia, ansiedade, medo, desânimo, insegurança, apatia, desinteresse e perda de sentido das coisas, podendo até chegar ao desespero, sendo uma das alterações principais adiminuição da energia, a fadiga, podendo haver também inquietação ou agitação psicomotora, predominam pensamento de culpa, inutilidade, auto recriminação, falta de sentido ou morte, podendo o individuo apenas desejar a morte ou até mesmo arquitetar suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável pela morte de 850.000 pessoas ao ano no mundo todo. Ainda de acordo com a OMS, a depressãopode acometer pessoas de todas as idades, gêneros e origens.
Na teoria psicanalítica, Freud teoriza que a depressão é devido à perda imaginária ou real de um objeto amado, sendo o luto um fator de risco para o desenvolvimento de quadros psiquiátricos.
Diversos fatores combinados estão associados ao desenvolvimento de um episódio depressivo:
• Fatores genéticos: Presença de genes relacionadosao mal funcionamento de circuitos cerebrais relacionados a adaptação ao estresse e percepção de prazer.
• Fatores ambientais: Exposição a poluentes pode esta relacionada a um aumento da predisposição à doença.
• Fatores relacionados a outras condições clínicas: Outras doenças e distúrbios podem precipitar episódios depressivos como alterações hormonais, infecções, tumores e medicamentos. Uso dedrogas.
• Fatores psicológicos: Traumas de infância, separações, perda de pessoas queridas e estresse duradouro.
A depressão pode ser classificada de acordo com a causa, com a presença ou não de um componente genético (história familiar), com os sintomas e a gravidade do quadro:
• Distimia: quadro depressivo leve, em que o individuo sofre oscilação de humor depressivo, de intensidade variávelao longo do dia e de um dia a outro durante anos, onde a alteração de humor está relacionada a acontecimentos desagradáveis da vida podendo ser agravada pelos mesmos.
• Ciclotimia: caracteriza-se por instabilidade persistente do humor com alternância de inúmeros períodos distímicos ou de falta de prazer com períodos hipomaníacos, sendo comum em familiares de pacientes com transtornos bipolares.• Depressão Endógena ou Melancólica: é a depressão hereditária do tipo neurótica, de origem psicogênica, seus sintomas relacionados a mesma é: perda de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades, humor depressivo não reativo a estimulo, qualidade distinta do humor, retardo ou agitação psicomotora, piora matutina, insônia com despertar precoce, além de anorexia com grande perda depeso.
• Depressão Atípica: caracterizada por ser oposta a depressão endógena, com humor reativo a estimulo, inversão dos sintomas vegetativos, ou seja, hipersonia, aumento do apetite, depressão com ansiedade acentuada, queixa fóbica, dificuldade para iniciar o sono.
• Depressão Sazonal: é caracterizada por episodio recorrente no outono e no inverno e ausência de depressão na primavera e...
tracking img