Depressão pós-parto

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
INTRODUÇÃO

A depressão pós-parto é uma forma de depressão que afeta mulheres após terem dado a luz a um bebê, que é uma forte melancolia após o parto, conhecida internacionalmente como baby blues.
Assim como a maioria dos transtornos psicológicos, tem como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais. Caso a mãe já apresente depressão antes do parto é provável que ocorra seu agravamento.As grandes alterações hormonais durante a gravidez e a diminuição após o parto são um dos principais responsáveis porém existe uma clara relação entre o suporte social principalmente do parceiro e família, do planejamento da gravidez, de problemas de saúde da criança, dificuldade em voltar ao trabalho, dificuldade sócio-econômica e estado civil com a presença e gravidade da depressão.DEPRESSÃO PÓS PARTO

A depressão pós-parto, também conhecida como postpartum blues, pode se manifestar com intensidade variável, tornando-se um fator que dificulta o estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança. É um distúrbio do humor de grau moderado a severo, clinicamente identificado ao EpisódioDepressivo, tal como descrito no DSM. IV (Classificação de Doenças Mentais da Associação Norte americana de Psiquiatria) e no CID.10, com início dentro de seis semana depois do parto. O assunto da classificação da Depressão Pós Parto ainda não está definitivamente estabelecido. Sob o código F53.0 o CID.10 considera a Depressão Pós-Natal incluída no Transtorno Mental e de Comportamento Associado aoPuerpério e não classificado em outro local.
Utilizando a escala de Edinburgh (Edinburgh Postnatal Depression Scale - EPNDS) Terry (1996) pesquisou alterações emocionais em 3 períodos da gravidez e parto: no último trimestre da gravidez, nas quatro primeiras semanas e no quinto mês depois do parto. Sintomas depressivos foram mais proeminentes no primeiro período, ou seja, no último trimestre degestação, nas quatro primeiras semanas depois do parto prevaleceram os sintomas de estresse e, no quinto mês de pós parto, novamente evidenciaram-se sintomas depressivos. Assim sendo, podemos considerar que, embora a Depressão Pós Parto seja detectada entre a sexta e oitava semana depois do parto, ela tende a persistir por um período mais longo.
A incidência da Depressão no pós-parto é elevada chegandoa percentual de 10 a 15% nas mulheres que amamentam. O período de maior incidência está em torno dos primeiros dias do pós-parto, mas esses números são confusos quando se tenta estabelecer diferenças entre Tristeza Materna (Maternity Blues), Depressão Pós-Parto e recorrência de Transtornos Bipolar no puerpério.

Fatores biológicos
São os resultantes da grande variação nos níveis de hormôniossexuais (estrogênio e progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo. Os níveis de tireóide também baixam bastante depois do parto. Níveis baixos de tireóide podem causar sintomas que podem ser sentidos como depressão: mudanças de humor, fadiga, agitação, insônia e ansiedade. Umsimples teste de tireóide pode dizer se esta condição está causando a depressão pós-parto. Em caso positivo, o médico pode receitar medicamentos para a tireóide.

Fatores psicológicos
São originados de sentimentos conflituosos da mulher em relação a si mesma como mãe, ao bebê, ao companheiro e a si mesma como filha de sua própria mãe. Outros fatores como às más condições do parto, um histórico deoutras depressões, gravidez não planejada ou não desejada, eventos de vida negativos durante a gravidez ou próximos ao parto, à situação social e familiar da mulher gerando sobrecarga, também podem desencadear esses distúrbios.

SINTOMAS

Podem incluir:
• Sentir-se inquieta ou irritada.
• Sentir tristeza, depressão ou chorar muito.
• Falta de energia.
• Ter dor de cabeça, dor no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depressão pós parto
  • Depressão pós-parto
  • depressao pos parto
  • Depressão pós parto
  • depressão pós parto
  • DEPRESSÃO PÓS-PARTO
  • Depressão pós parto
  • depressão pós-parto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!