Depresão na adolescência

Páginas: 15 (3592 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Depressão na Adolescência
1- Introdução
No Estágio de Observação II no Setor de Saúde Mental depois de alguns dias observando os adolescentes e de ter feito estudos de alguns prontuários, decidimos desenvolver o nosso trabalho sobre “Depressão na Adolescência”.
A Adolescência é a etapa da vida entre o fim da infância e o início da idade adulta. Como é possível supor, muitasparticularidades e idiossincrasias podem acontecer e fazem com que qualquer conceituação desta fase seja imprecisa e variável, dentro de cada contexto biopsicossocial. De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Ferreira, 1996), adolescência provém do latim adolescentia e significa "o período da vida humana que sucede à infância, começa com a puberdade, e se caracteriza por uma série demudanças corporais e psicológicas (estende-se aproximadamente dos 12 aos 20 anos)” (p.48).
Uma confusão entre os termos puberdade e adolescência freqüentemente é feita. Puberdade refere-se às modificações biológicas características deste período, tendo limites bem mais definidos, enquanto adolescência significa a complexa adaptação psicológica, social e familiar envolvida neste processo. Segundo aOrganização Mundial da Saúde (WHO, 1985), a adolescência é o período compreendido entre 10 e 20 anos.
Freud (1923) trouxe uma formulação sobre o aparelho mental que saiu do campo da Psicologia e hoje é de domínio público: a divisão da mente em id, ego e superego. De forma bastante simplificada, o id seria o componente mais primitivo, instintual. O ego seria a estrutura que faria a adaptação do id àrealidade, onde se encontram as funções mais elaboradas (raciocínio, memória, tolerância à frustração, processo secundário, mecanismos de defesa). Em outras palavras, o ego seria aquela parte do id modificada pelo ambiente. Ao superego caberiam os aspectos da moral e da ética, derivadas da imagem dos pais e pessoas importantes da infância. Mas não apenas moral e ética, no sentido formal do termo,mas sim toda aquela gama de avaliações que o sujeito faz de si mesmo e dos outros. À forma mais ou menos estável desta soma de estruturas é dado o nome de caráter. A personalidade ou caráter do indivíduo, portanto, seria o precipitado das identificações e relações com as pessoas importantes de sua vida, particularmente as envolvidas nos seus primeiros anos de vida.
A partir do referencial teóricoacima, na adolescência haveria um incremento do id derivado das importantes alterações hormonais e mudanças corporais. O ego, que por sua vez deveria estar mais forte para dar suporte a este id expandido, ao contrário, está enfraquecido pelo afastamento dos valores familiares, que tanto foram úteis no período de latência. Tudo isto leva a uma regressão do aparelho mental para uma fase anterior dodesenvolvimento. Alguns autores consideram esta regressão uma etapa necessária para o estabelecimento da identidade adolescente, pois só retornando a fases mais primitivas do seu desenvolvimento poderá o adolescente reelaborar conflitos antigos. A tal processo foi dado o nome de regressão normativa da adolescência (Freud, A., 1958).
Peter Blos (1967) sugeriu que a adolescência fosse dividida emseis fases que vão seguindo um contínuo desde a latência e pré-adolescência até a pós-adolescência. As três fases intermediárias neste processo são as mais características: adolescência inicial, propriamente dita e final. O adolescente inicial (aproximadamente 12-14 anos) está envolvido principalmente com suas mudanças corporais, descobrimento do prazer sexual masturbatório e o início de uma vidaextra familiar mais independente. O propriamente dito (aproximadamente 15-17 anos) está no período de maior questionamento dos valores paternos, podendo haver intensa rebeldia. Também se caracteriza por um maior deslocamento ao extra familiar, por maiores exigências sociais e pelas primeiras relações sexuais. Na adolescência final (aproximadamente 18-20 anos), o caráter já deve estar mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • depresao
  • depresão
  • Depresão
  • Depresão
  • depresao
  • A DEPRESÃO
  • DEPRESÃO INFANTIL
  • Depresão no idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!