Depreciao Conceitos988

2295 palavras 10 páginas
ATIVO IMOBILIZADO


IMOBILIZADO



DEPRECIAÇÃO



DEPRECIAÇÃO ACELERADA



DEPRECIAÇÃO INCENTIVADA



AMORTIZAÇÃO



EXAUSTÃO

IMOBILIZADO


Natureza do Ativo Imobilizado
Entende-se por ativo imobilizado os ativos de natureza permanente e que se destinam nas operações de negócios de uma empresa e que não de destina a vendas.



Um Ativo poderá ser considerado relativamente Permanente Imobilizado quando: 1) Houver natureza relativamente permanente
2) Ser utilizado na operação dos negócios
3) Não se destinar a vendas
“Relativamente” – É importante ressaltar que quando usamos esta palavra, nos referimos a condição que praticamente nenhum bem (com exceção dos terrenos) possui vida ilimitada dentro da empresa, sofrendo desgaste com uso, passar do tempo e obsolescência.

IMOBILIZADO


Também é válido ressaltar que tanto a obsolescência (em desuso, antiquado) como o desgaste são reconhecidos pela legislação que autoriza as empresas a contabilizarem tais desgastes como depreciação



LEMBRANDO TAMBÉM QUE:
O Contador deverá analisar a atividade da empresa para analisar se os Ativos terão tratamento como Imobilizado ou estoque.
Exemplo: Veículos – Para uma empresa de transporte poderão ser considerados como ATIVO IMOBILIZADO, porém, para uma concessionária poderão ser considerados como ESTOQUE.

IMOBILIZADO


O Ativo imobilizado pode ser classificado da seguinte forma:



TANGÍVEIS
São os Ativos que tem uma substância concreta, aqueles que conseguimos tocar como por exemplo, Edifícios e Equipamentos.



INTANGÍVEIS
São os Ativos que não tem uma substância concreta e que não podem ser tocados mas sim comprovados. Exemplos:
1) Fundo de Comércio (Goodwill) – Traz a importância da reputação da empresa e no ambiente em que ela atua, ou seja, o nome da empresa no mercado.
2) Direitos Autorais, Marcas e Patentes, Marcas de Indústria, ect.

IMOBILIZADO


Alguns itens que compõem o imobilizado:



Terrenos e Edifícios utilizados pela empresa
Instalações
Máquinas e

Relacionados