Depreciação na contabilidade rural

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

Com exceção dos terrenos e de alguns outros bens, como obras de arte (que aumentam de valor com o tempo) ou prédios não-alugados nem utilizados pela empresa, os elementos do ativo imobilizado possuem um período de vida útil econômica limitado. Estes bens e direitos de natureza permanente, que têm vida útil (bens) ou prazo de exercício (direitos) superior a 1(um) ano, sujeitam-se a depreciação, amortização ou exaustão, conforme suas características. Estes procedimentos representam o sacrifício sofrido pelos bens ou direitos ao longo de sua vida útil.
A contabilização dar-se-á pelo reconhecimento a débito de uma despesa ou custo em contrapartida com o crédito em uma conta retificadora do ativo permanente. Portanto, é a “desativação” do bem ou direitoe o reconhecimento de despesa pelo seu uso.
Pela legislação do imposto de renda poderão, à opção da entidade, ser debitados diretamente como despesa operacional ou custo, no resultado do exercício, o valor de aquisição dos elementos patrimoniais de vida útil ou prazo de exercício inferior a 1 (um) ano ou cujo valor unitário não supere o limite fixado na legislação tributária, mesmo que o prazode vida útil seja superior a 1 (um) ano. Já pelo princípio da prudência, estes devem ser computados como despesa.

DEPRECIAÇÃO
É a redução de valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente (geralmente o imobilizado), em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.
O encargo de depreciação poderá ser computado, no resultado do exercício,como custo ou despesa operacional, conforme a utilização do bem que sofre o desgaste, seja em uma entidade industrial ou comercial. A depreciação dos bens utilizados na produção será registrada como custo na apuração do custo fabril.

CONTABILIZAÇÃO
O lançamento mais comum do fato relativo à depreciação é o seguinte:

Despesa (ou custo) de depreciação

a Depreciação acumulada

A contadevedora, despesa de depreciação, é conta de resultado e representa o encargo econômico suportado pela entidade, chamada também de encargo de depreciação.
A conta credora depreciação acumulada é retificadora do bem sujeito à depreciação, possuindo saldo credor. Integra o balanço patrimonial, sendo demonstrada juntamente com a conta do bem que retifica, em subtração a seu saldo, chagando-se ao valorcontábil (diferença entre o valor pelo qual o bem está registrado no balanço e a sua depreciação acumulada).
A depreciação será deduzida, para fins do Imposto de Renda, pela empresa que suporta o encargo econômico do desgaste ou obsolescência, de acordo com as condições de propriedade, posse ou uso do bem.
Para fins da legislação fiscal (Imposto de Renda), o encargo de depreciação somente poderáser computado no resultado do exercício a partir do mês em que o bem for efetivamente instalado, posto em serviço ou em condições de produção. Porém, aos olhos da contabilidade, ele deve ser depreciado a partir do mês de aquisição, pois, pelo próprio conceito de depreciação, é desde esse momento que começa a obsolescência e desvalorização pela ação da natureza.
A taxa de depreciação é determinadaem função do período de vida útil do bem. Assim, um bem com 5 (cinco) anos de vida útil deverá ser depreciado em 20% ao ano.
Alguns bens não estão sujeitos à depreciação. Eis alguns: terrenos, bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, prédios ou construções não-alugados etc.

MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO
Existem diversos métodos de depreciação, sendo que o mais largamente utilizado é ométodo da depreciação linear.

MÉTODO DA DEPRECIAÇÃO LINEAR OU DAS QUOTAS CONSTANTES
Consiste em aplicar-se a taxa de depreciação sempre sobre o mesmo valor (taxa e base de cálculo fixas). Dessa forma, o valor do encargo de depreciação será o mesmo em todos os períodos.

MÉTODO DE DEPRECIAÇÃO DA SOMA DOS DÍGITOS (COLE)
Este método consiste em somar os dígitos da vida útil do bem. O valor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Depreciação
  • contabilidade depreciação
  • Contabilidade Rural
  • contabilidade rural
  • CONTABILIDADE RURAL
  • CONTABILIDADE RURAL
  • Contabilidade rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!