Depreciação, amortização e exaustão

Páginas: 2 (494 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Ciências Contábeis – 1º periodo -Turno: Noite

DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

Introdução
O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem geral com a definição e comparação paradepreciação, amortiação e exaustão, nste trabalho é abordado a diferença entre eles e os lançamentos característicos de cada um destes.

* Depreciação

A depreciação é definida como um fenômeno contábil queexpressa de forma intrínseca a perda de valor contábil dos bens imobilizados de acordo com desgastes temporais, ou mesmo por força de utilização nos empreendimentos.
Conceitualmente, a depreciação écaracterizada como a diminuição do valor de registro do bem patrimonial que fazem parte do ativo permanente, em decorrência de desgaste, ou mesmo, a perda de utilidade por obsolescência, ação danatureza ou pelo uso.
Diante aspectos de gestão e controle patrimonial, os efeitos da depreciação e conseqüentemente os encargos da mesma, refletem diretamente diante o balanço patrimonial doempreendimento, esta sendo então contabilizada como custo ou despesa operacional, de acordo com cada aplicação. Sendo que, a depreciação dos bens utilizados na produção será contabilizada como custo, enquanto adepreciação referente a outros aspectos será definida como despesa operacional. O correto emprego e caracterização dos conceitos de depreciação são relevantes para o controle patrimonial eficiente,sendo o profissional de Administração de Empresas muito cotado no auxílio ao controle da gestão financeira e contábil.
O lançamento de depreciação é:
D= Despesas (ou custo) de depreciação
C=Depreciação acumulada


* Amortização

Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cadaprestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depreciação,amortização,exaustão
  • Depreciacao Amortizacao E Exaustao
  • Depreciação, amortização e exaustão
  • Depreciação, Amortização e Exaustão
  • Depreciação, amortização e exaustão
  • Depreciação, amortização e exaustão
  • Depreciação, Amortização, Exaustão
  • Depreciação, amortização e exaustão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!