Depoimento sobre uso da calculadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Depoimento sobre minha posição sobre a utilização da calculadora em sala de aula
O uso da calculadora tem sido menosprezado e muitas vezes hostilizados por nós professores, não em sua maioria.Acredito que o uso da calculadora em sala de aula pode ter seus pontos positivos e negativos. Positivos porque na realização de alguns cálculos ela é prática e auxilia muito, pode ser muito bemutilizada em alguns conteúdos para o desenvolvimento de contas mais complexas, que envolvam casas decimais, raízes etc.
Negativos porque precisamos ensinar a utilização saudável dela.
Durante a leiturade um dos artigos propostos, achei muito interessante a colocação em um dos parágrafos:
Na década de 50, vendiam-se ábacos, réguas de cálculo, calculadoras mecânicas e eletromecânicas com impressãodos resultados, até computadores digitais e analógicos. Com o passar do tempo, as evoluções tecnológicas modernizaram as máquinas de calcular (SANTOS, 1977).http://www.pedagogia.com.br/artigos/calculadora/
Durante anos se procurou meios que ajudassem no desenvolvimento de cálculos e suas operações, muitas vezes apresentamos a nossos alunos esse desenvolvimento, em quantas escolas, como parte deprojetos, ábacos são confeccionados com os alunos, apresentamos como “ a calculadora de antigamente”, porque não integrar em nossas aulas a “calculadora de hoje em dia.”
Vivemos em um mundoglobalizado, em que tantos acessos são permitidos em nossas escolas, laboratórios de informática para pesquisas, mesmo que muitas vezes esses fiquem só no papel, colocar animação em nossos conteúdos, usar deuma forma mais dinâmica, e porque não poder usar a calculadora? Uma ferramenta desenvolvida durante tanto tempo para ajudar no desenvolvimento de questões.
Pucci (2008) afirma:
O problema maissério aqui é, creio eu, fingir que a calculadora não foi inventada." Se a escola não introduz a calculadora, como os alunos poderão fazer uso adequado dela? Quem seria o responsável em ensinar o aluno a...
tracking img