Dependencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apontamentos – Sistema Operativo

Ano Lectivo: 2012/2013
Ano de Escolaridade: 7º
Professor: João Garcia | |

Tipos de Software

O software é geralmente criado por equipas de programadores. É costume dividi-lo em dois grandes grupos:

• Software do sistema;

• Software de aplicação;

O software do sistema é o responsável pelo funcionamento do próprio computador e de todo ohardware. Trata – se, portanto, de programas imprescindíveis, sem os quais nada mais funciona.

Os mais importantes destes programas são os sistemas operativos.

O software de aplicação é constituído por uma imensa variedade de programas que nos permitem realizar com computador variadíssimas tarefas relacionadas com o nosso trabalho ou com o lazer. Chamamos geralmente aplicações a estesprogramas.

Entre as aplicações mais utilizadas nos computadores pessoais contam – se as seguintes:

✓ Programas de Tratamento de Texto – Também chamados Processadores de Texto.

Ex: Microsoft Word

✓ Folhas de Cálculo – Programas normalmente utilizados para realizar cálculos numéricos e elaborar gráficos.

Ex: Microsoft Excel

✓ Sistemas de Gestão de Base de Dados –São aplicações que permitem elaborar ficheiros com informação devidamente catalogada e ordenada, geralmente acessível através de um índice ou da simples introdução de uma palavra, uma data ou outro elemento.

Ex: Microsoft Access

✓ Apresentações Gráficas – Estas aplicações são utilizadas, fundamentalmente, para criar conjuntos automatizados de slides, que podem incluir efeitos visuaise sonoros.

Ex: Microsoft PowerPoint

✓ Programas de Desenho e Tratamento de Imagem – São programas, como o nome indica, em que o utilizador pode criar desenho original ou tratar imagens previamente armazenadas.

Ex: Adobe Photoshop

✓ Programas de «navegação» na internet (browsers) e de correio electrónico – Os mais popularizados são, respectivamente, o InternetExplorer, e o Outlook Express.

✓ Jogos – Este é geralmente o software mais procurado pelos jovens.

✓ Software educativo – Muitos do jogos existentes no mercado educam e entretêm simultaneamente. No entanto, para além dos jogos, podes encontrar actualmente uma grande variedade de produtos multimédia de carácter educativo, em CD – ROM, em DVD ou mesmo disponíveis online.

✓ Antivírus –São programas específicos para o combate aos vírus informáticos. Quando devidamente actualizados, estes programas são activos vigilantes para impedir que novos vírus entrem no sistema e possam «infectá-lo», corromper ou degradar programas e ficheiros armazenados, etc.

Ex: Norton, Mcafee, Panda, etc.



Sistema Operativo

Como sabes, o sistema operativo é o programa mais importantedo computador, indispensável não apenas para o arranque e funcionamento desta complexa máquina, como para podermos «correr» outros programas (aplicações). O sistema operativo controla a actividade do processador (CPU), gere as memórias e assegura a interacção com os periféricos.

Outra das funções do sistema operativo relaciona-se com a organização da informação no ou nos discos rígidos e nosrestantes suportes de armazenamento. Finalmente, é o sistema operativo que exerce a função de intermediário (interface) entre o utilizador e todo o hardware e todas as aplicações.

Seja qual for o sistema operativo, num computador pessoal organizamos geralmente a informação em três níveis:

• Drives ou unidades de armazenamento (disco rígido, CD – Rom, DVD, pen, etc.).

• Directorias,directórios ou pastas – as directorias podem desdobrar – se em subdirectorias e estas noutras.

• Ficheiros – estes podem ser ficheiros de sistema, ficheiros de programa ou ficheiros de dados.



Ambiente Gráfico

Os primeiros sistemas operativos dos computadores pessoais desenvolviam-se em interface de texto, isto é, a plataforma de trabalho, reflectida no ecrã, exigia que o...
tracking img