Dependencia de internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DEPENDÊNCIA DA INTERNET

SETE LAGOAS

2012

A DEPENDÊNCIA DA INTERNET


Projeto de pesquisa apresentado como exigência para obtenção de conceito no trabalho Interdisciplinar do curso de Psicologia do 4º período pela Faculdade Ciências da Vida. Com interdisciplinaridade entre as matériasde: Psicologia da Personalidade e Psicologia Social. Orientação:




SETE LAGOAS
2012

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 3

2- OBJETIVO GERAL 5
2.1 Objetivos Específicos 6

3- JUSTIFICATIVA 6

4-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
4.1 Histórico da Internet 8
4.2 Dependência 10
4.3 Dependência da Internet. 10
4.4 Influências da Dependência pela Internet. 12

5- MATERIAS E MÉTODOS 15

6- CRONOGRAMA 16

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

9- ANEXO A - QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS 20

1-INTRODUÇÃO

Os grandes avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento da Internet, a qual serefere a um dos meios de comunicação mais modernos da atualidade, que permitem aos seus usuários os mais variados tipos de informações, possibilitando também a comunicação com os mais diversificados tipos de pessoas.
A Internet nasceu em 1969, de um projeto do Departmento of Defense (Ministério da Defesa) dos EUA. Chamava-se ARPANET e tinha como objetivo à interligação de computadores utilizadosem centros de investigação com fins militares. Após a sua apresentação pública em 1972, e do estabelecimento das primeiras ligações internacionais um ano depois, a ARPANET continuou a crescer lentamente durante os anos 70, mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estritamente controlada pelos militares e inacessíveis a largos setores da comunidade acadêmica internacional e dos EUA.E foi no início dos anos 80, mais precisamente em 1983, com a adoção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNET (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet. (EDWARDS, 1996).
O conceito de dependência só passou a ser considerado como uma doença no século XIX. O usoexagerado do álcool, por exemplo, não estava associado a uma perda de controle, a um desejo compulsivo de seu uso ou mesmo como um desvio patológico, mas como uma opção. Somente no século passado que a dependência passou a ser associada a um transtorno da mente adicionou-se a este conceito de dependência, à presença de um transtorno na vontade do indivíduo. (RAZZOUK, 1998).
O desenvolvimento declassificações operacionais como o DSM-IV categoriza  a Dependência a substâncias (como álcool e outras drogas) como um transtorno psiquiátrico do eixo I, definindo critérios diagnósticos relacionados a um comportamento mal adaptativo em que o indivíduo passa a expressar, sem controle voluntário, que produz distúrbios no plano social, psicológico e físico. Um dos critérios diagnósticos determinante destacategoria é a presença dos chamados sintomas de abstinência (decorrentes da interrupção do uso da substância) e o desenvolvimento da tolerância, ou seja, da necessidade de consumir uma quantidade cada vez maior para se obter o mesmo efeito anteriormente alcançado.
Ainda que, no DSM IV (APA, 1994) não observemos uma categoria isolada para o uso patológico de Internet,  devemos ficar atentos quantoà formulação de novas categorias diagnósticas associadas a "novos" comportamentos patológicos e seus sintomas. O primeiro a designar o termo dependência de Internet foi Ivan Goldberg em 1996, para definir como uma categoria diagnostica caracterizada por um uso compulsivo e patológico da Internet e, mais recentemente este mesmo autor propôs a mudança de termo para uso patológico de computador...
tracking img