Departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento Pessoal
Nas empresas de menor porte, normalmente inexiste o Departamento de Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo "Contador" da empresa.
Já nasempresas de maior porte, podemos quase sempre encontrá-lo, de estrutura meramente simples ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria.
Basicamente o Departamento de Pessoal, éconstituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
O setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentrodos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades dalegislação do trabalho.
O setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentosde taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de freqüência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento,controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.
O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho,estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento doempregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

Setor de Admissão
Atribuições: Recrutamento e Seleção, Integração e Registro.
Setor de CompensaçãoAtribuições: Jornada de Trabalho, Folha de Pagamento, Benefícios e Tributação.
Setor de Desligamento
Atribuições: Rescisão do contrato de trabalho, justiça do trabalho e fiscalização.
tracking img