Departamento pessoal: como ferramenta do recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A contabilidade, sendo uma das ciências que juntamente com outras ciências torna possível a existência das empresas contemporâneas. Sua contribuição é de total relevância e, provavelmente, sem ela a economia moderna não poderia ser controlada. A contabilidade chegou ao atual nível de desenvolvimento buscando sempre sanar as necessidades de controle que as organizações possuem emrelação aos meios de subsistência, permeados por métodos estratégicos em busca de soluções contábeis eficazes, não mais como somente método tecnicista.

Com tecnologia extremamente sofisticada, com forte apoio de métodos quantitativos e estatísticos, a contabilidade evoluiu historicamente acompanhando de perto as modificações sociais e econômicas da humanidade, adequando-se às evoluções doambiente de produção de bens e serviços, nos conhecimentos e tecnologias disponíveis.

Nos últimos anos, a contabilidade evoluiu e é entendida como uma ciência que tem por objetivo informar e demonstrar a situação patrimonial das empresas. Mas, a ciência contábil é extensa, sendo dividida em segmentos presentes nas organizações. Dentre eles encontra-se o Departamento de Pessoal, que seresponsabiliza pelos registros trabalhistas dos funcionários da empresa, desde o momento de admissão até o desligamento do empregado. Este departamento tornou-se ferramenta importantíssima dentro das organizações, pelo simples fato de que se torna mais viável controlar e agilizar os processos de ordem trabalhista de cada empregado que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (Franco, 1996).Segundo Santos (2005b) é este setor que tem como finalidade “promover o desenvolvimento dos recursos humanos, que pode ser alcançado através do apoio aos funcionários, nos seus constantes esforços de adaptar suas capacidades e habilidades individuais às constantes mudanças no dinâmico mundo dos negócios”.
Observando-se este fato, se percebe que as rotinas do departamento de pessoal têm se ficado cadavez mais complexas, exigindo deste profissional hábil capacidade de relacionamento interpessoal e profundos conhecimentos na aplicação da legislação.

Segundo Lopes (1980, p. 22) descreve “O campo da administração de pessoal é muito extenso e compreende uma variedade de problemas, desde os de ordem econômica até as mais delicadas questões de psicologia individual e social”.

Na atualidade, odepartamento de pessoal é parte integrante dos recursos humanos
da empresa, onde além de cuidar dos registros dos trabalhadores tem também como função treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Chiavenato (2004, p. 42) salienta que:

Além das tarefas burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados. Cuidam do recrutamento,seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais [...].

Diante disto, prende-se esse trabalho a verificar os procedimentos e informações contábeis, no que tange a departamento de pessoal como uma ferramenta do departamento de recursos humanos.


2 DELIMITAÇÃO DO TEMA


A expressão “Departamento Pessoal” tem caráterhistórico, da época da escravidão, onde os senhores designavam pessoas, para cuidar dos escravos que eram vistos como máquinas, meros equipamentos ou seja objetos de uso para os trabalhos. Com a evolução dos tempos e da sociedade vieram as empresas, no entanto, não existia uma legislação que amparasse esses trabalhadores, que eram mantidos em regime de escravidão recebendo dos seus patrões o que os mesmosachassem que fosse suficiente para o sustento da família. Nessa fase o chefe de pessoal, mais conhecido como feitor, tinha a atribuição apenas de controlar em uma espécie de ficha ou escrita do pessoal, o valor que o trabalhador tinha a receber desde a sua admissão até o dia de sua saída e também dar ordens. Assim ficava claro que não havia reciprocidade de direitos e a administração tinha...
tracking img