Departamento pesoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS CURSO: Ciências Contábeis DISCIPLINA: Estágio II

NORMAS E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Guerreira Integrantes: MARINETE NOGUEIRA PINHEIRO Professores Avaliadores: SONIA MARIA MOREIRA DE SOUSA Nota: 8,50

Cidade: Campos Lindos Data: 09/2010

CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE Este estudo teve como finalidade observar as atividades desenvolvidas noescritório de contabilidade, Francisco Chagas Fernandes Araújo, pessoa física com a Tributação Normal (Autônomo), com sede na Avenida Getúlio Vargas nº. 458 – Centro, na cidade de Araguaina Estado do Tocantins, inscrita no CEI 5001.435.3930-6, representada pelo Srº Francisco Chagas Fernandes Araújo, Contador inscrito no CRC/TO: 001470/0. A empresa de pequeno porte citada acima Fundada em 16/08/2003, nãoouve mudança de proprietário, tem 6 funcionarios, que se dividem em 3 departamento : Departamento Fiscal, Dep. Contábil e Departamento Pessoal o escolhido para estagiar as normas e legislação trabalhista, com aproximadamente 58 clientes, pessoas físicas e jurídicas, fornecendo os serviços de contabilidade em geral.

INTRODUÇÃO O departamento de Recursos Humanos de uma empresa exerce um papel desuma importância, pois é o elo entre a diretoria e os seus funcionários, tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto.
Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar quetem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

O Estágio Supervisionado foi realizado no Escritório de Contabilidade Francisco Chagas FernandesAraújo, nome Fantasia Visão Contabilidade inscrito no CEI 5001.435.3930-6, o estágio teve início em 04/03/10 e términio em 09/12/2010 na área de Departamento Pessoal, com a sub-área "normas e legislação trabalhista".

Este trabalho tem a finalidade de proporciona ao estágiario a aplicação dos conhecimentos teóricos, através da vivência em situações reais do exercício da futura profissãoprofissional do estágiario, permitindo integrar a formação teórica à prática e propor ao estagiário um melhor conhecimento sobre as diversas relações de trabalho previstas na Legislação Brasileira, no decorrer desse relatório serão apresentados relatos das atividades ocorridas durante o mesmo, desde as observações até os trabalhos desenvolvidos no setor, serão abordados todos os processos deaprendizagem pelo qual passamos, realização de tarefas e acompanhamento de todos os trâmites do Departamento de Pessoal. Parte das atividades do Depart. Pessoal atual, de épocas bem remotas, pois desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e demissão do pessoal. A partir da Revolução de 1930, o governo provisório instituiu o Decreto nº 19.398, de 11/11/30,trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador. Já no ano seguinte foram criados: a organização do Departamento Nacional do Trabalho; regulamentação da sindicalização; critérios para concessão de férias; a lei dos 2/3 de empregados brasileiros; critérios para Caixas de Aposentadoria e Pensões; Carteira do Trabalho e outros nos anos seguintes. Objetivo geral é observar as instituições desteramo, que darão embasamento ao estudo das matérias específicas do campo das Normas e Legislação Trabalhista, tornando-me apta a enfrentar dificuldades na aplicação da legislação trabalhista e de seguridade social, comuns a iniciante em Ciências Contábeis. Obejetivo Especifico e aplicar a legislação específica desta disciplina e as normas que têm com ela conexão ou implicação. O levantamento de...
tracking img