Departamentalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamentalização - Teoria Neoclássica –
Departamentalização Conceito “É uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.” A departamentalizaçãorepresenta a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas. Obs: a divisão do trabalho no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade.
1. Departamentalização Estágio 1 Empresa do tana A + B + C + D Estágio 2 Empresa do tana A B C D
2. Departamentalização Quando ocorre ? ? ? Sempre que há a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhorqualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. A deparmentalização se faz ‘a custa de um maior numero de orgão no mesmo nível hierárquico.
3. Departamentalização Obs: Em algumas empresas, a terminologia departamental é levado a sério e indica relações hierárquicas bem definidas por exemplo: Um superintentende cuida de uma divisão; um gerente, de umdepartamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. Porém em outras empresas a terminologia é casual, daí uma dificuldade de uma terminologia universal.
4. Departamentalização Dois Sentidos p/ especialização na org. : Na especialização de uma organização, segundo os autores clássicos, há dois sentidos : vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando a empresaverifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa.
5. Departamentalização Patrão Produz distribui Financia Patrão distribui Financia Patrão Supervisiona Empregado Produz Encarregado Representante Encarregado deprodução Comercial de finanças Operário Operário Estagio 1 Estagio 2 Estagio 3
6. Departamentalização Gulick disse: “ A departamentalização é um meio para se obter a homogeneidade de tarefas em cada orgão.Essa homogeneidade é possível quando se reúne na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando: o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar ”7. Departamentalização
* Há seis tipos de departamentalização:
* Departamentamentalização por Função
* Por produtos ou serviços
* Por localização geográfica
* Por clientes
* Por fase do processo
* Por projetos
8. Departamentalização Por Funções
9. Departamentalização por Funções Consiste no agrupamento das atividades e tarefas deacordo com as funções principais desenvolvida dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda ( procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento (levantamento, obtenção, desempenho de recursos financeiros de uma empresa). De acordo com a departamentalização por funções nada mais lógico queagrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças.
10. Departamentalização por Funções Diretoria Deparatamento Departamento Deparatameto produção de venda finanças
11. Departamentalização por Funções Porém, existem 3 razões pelas quais os termos produção, venda e finanças nem sempre nas organizações de algumas empresas: a-) Não existe uma terminologia universalentre as empresas. b-) Além da terminologia variável, as atividades básicas deferem do acordo com o tipo da empresa. c-) Outra razão é por se escolher outros critérios de departemaentalização, departamentalização por função é apenas um dos modos de se organizar uma empresa.
12. Departamentalização por Funções Diretoria Indústria departamento departamento departamento produção vendas finanças...
tracking img