Departamentalização, sistemas e subsistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Departamentalização
A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Essa homogeneidade somente poderia ser alcançada, quando se reunissem na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar. Em outros termos os fatores de departamentalização para Gulick são:Organização por objetivo: de acordo com o produto ou serviço.
Organização por processo: de acordo com a função ou tipo de trabalho a ser desempenhado.
Organização por clientela: de acordo com o tipo de pessoas para quem o trabalho é feito.
Organização por área geográfica: de acordo com a localização servida ou executada pela organização.
Posteriormente, outros clássicos e neoclássicos passarama identificar outros tipos de departamentalização. Os indicados pela Teoria Clássica são os seguintes:
Por funções;
Por produtos ou serviços;
Por localização geográfica;
Por clientes;
Por fases do processo;
Por projetos;
Por tempo;
Por número;
Por ajustamento funcional.
 Departamentalização por Funções
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principaisfunções desenvolvidas dentro da empresa. Compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em produção, venda e financiamento, nada mais lógico do que agrupar tais atividades básicas em departamento: de produção, de vendas e de finanças.
Se em função da divisão do trabalho em uma organização se departamentalizam osseus órgãos, agrupando-os de acordo com o critério de semelhança de funções, todas as atividades similares são agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.
A departamentalização por funções, contudo, é o critério mais empregado para organizar atividades empresariais e existe em todas as empresas, em algum nível da estrutura da organização.Vantagens

A departamentalização por funções pode apresentar as seguintes vantagens:
⎝    Quando há uma tarefa especializada ou seqüência ou uma seqüência de tarefas que exijam um acompanhamento mais intenso que permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum.
⎝    Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional garanteo máximo de utilização das habilidades técnicas atualizadas das pessoas.
⎝    Permite uma economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa.
⎝    Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento pessoal.
A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de poucamudança e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo.
A departamentalização funcional reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação de uma organização, de introversão administrativa.

Desvantagens

Apresenta algumas desvantagens:
⎝    Tende areduzir a cooperação interdepartamental, uma vez que exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em face da ênfase nas especialidades.
⎝    Mostra-se inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
⎝    Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem introvertida da departamentalizaçãofuncional quase não percebe e não visualiza o que acontece fora da organização.
⎝    Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
 Aplicações
A estrutura funcional é mais indicada para circunstancias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhada...