Depósito compulsório

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 2 de março de 2011
Mantega admite alta de juros dos empréstimos com anúncio de novas medidas

JULIANA ROCHA
EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta sexta-feira que as taxasde juros de empréstimos vão subir por causa do aumento do compulsório e da exigência de capital dos bancos em relação ao risco dos financiamentos.

Entenda o que é o compulsório e como ele colocamais dinheiro na economia
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O ministro acrescentou, porém, que considera oportunas as medidas diante da expansão do crédito nopaís.

"É claro que isso vai encarecer um pouco o crédito, mas nesse momento em que há expansão é oportuno fazê-lo", afirmou o ministro da Fazenda.

Mantega disse ainda que o nível de financiamento noBrasil já voltou ao nível anterior à crise financeira dos Estados Unidos, iniciada em 2008.

Apesar da preocupação do governo com o mercado de crédito no país, Mantega negou que a qualidade dosfinanciamentos, como o nível de inadimplência e a capacidade de pagamento, seja ruim.

"Não é que o crédito está preocupante. Hoje já foi totalmente restabelecido o crédito do período pós-crise. Tem quedar uma moderada para que não passe dos limites", afirmou.

MEDIDAS

O Banco Central anunciou hoje uma série de medidas para reduzir o ritmo de aumento do crédito e intensificar o processo dedesaceleração da economia, a fim de evitar o aumento da inflação.

Haverá aumento do compulsório (dinheiro dos bancos que fica depositado no BC), para retirar R$ 61 bilhões da economia, restrição paraempréstimos de longo prazo a pessoas físicas e retirada da ajuda do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para bancos de menor porte.

O depósito compulsório é um dos instrumentos que o Banco Centralusa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas. A medida adotada neste momento pelo governo foi tomada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depósito compulsório
  • deposito compulsorio
  • Depositos compulsorios
  • DEPÓSITOS COMPULSORIOS
  • Depósito Compulsório
  • Contribuição do depósito compulsório durante e após a crise financeira de 2008.
  • Depósito
  • Do deposito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!