Deontologia, moral e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Deontologia e Princípios Éticos

Conjunto de regras e princípios que ordenam a conduta do homem, cidadão ou profissional; é a ciência que trata dos deveres a que são submetidos os integrantes de uma profissão.
Com frequência, ela é utilizada para designar ética profissional ou a moral do exercício de uma profissão, resultado da reflexão dos profissionais sobre sua prática.
Definiçãoobtida na página web SlideShare.

Como se pode vereficar pela definição apresentada, o cenceito de deontologia está intimamente ligado aos conceitos de ética e de moral.

Ética

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência filosófica, pois tem objecto próprio, leis próprias e método próprio. O objecto da Ética é a moral.
Definição obtida na página webSlideShare.

Moral

A moral é teorias que me ajudam a escolher sobre o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Teorias essas que me ajudam a distinguir o que é bom e mau. Em muitos casos, o ser humano sabe se age ou pensa correctamente ou mesmo mal.
Existem várias fases que nós pensaremos que estaremos a agir correctamente perante algo mas, até poderemos não o estar a fazer mesmocorrectamente. Nos dias de hoje em dia, vemos facilmente o que é mau e bom, em muitos dos casos agiremos por instinto, as vezes isso nos leva a agir incorrectamente.
As Duas Faces das Moedas

Temos a frase “As Duas Faces das Moedas”, neste caso falaremos de um Técnico Informático. Este tipo de trabalhador, como em muitos outros de outros tipos de empregos, tem de ser uma pessoa fiável para com ocliente que deve poder confiar que não lhe invadirão a privacidade. Este tipo de Técnico fará o seu trabalho e o acabará sem que a privacidade do seu cliente seja invadida. Este tipo de invasão acontece por maldade ou simplesmente por curiosidade mas que, estarão a evadir toda a privacidade da pessoa que confiou no técnico.
O técnico tem de ter outra face, a da pessoa que sabe o que faz e damaneira com que faz correctamente o seu trabalho. Um cliente não pode só contar com o nível de confiança para que tem com o técnico, deverá também ter confiança no trabalho de que o técnico fará competentemente e de maneira fiável de estar a funcionar correctamente.
Tanto uma como a outra face, são necessárias para um trabalhador. Os dois tipos de faces demostram ao cliente o tipo de pessoa que estemesmo é. Caso o técnico seja uma pessoa confiável e não evada a privacidade de outros, tal como fazer o seu trabalho correctamente e de forma fiável, então com mais facilidade ganhará mais cliente.
Seja em emprego ou trabalho, a pessoa que o efectua tem de ser uma pessoa em quem se possa confiar e saber que a pessoa o efectua de forma certa. Assim sendo. Os clientes sugirão este a outrosamigos, família ou mesmo conhecidos de maneira que o técnico ganhe mais clientes e estes lhe ofereceram mais trabalho, assim a sua produtividade será maior então os ganhos subirão a olhos vistos.

Dois Pesos, Duas Medidas

Esta pequena expressão “dois pesos, duas medidas” pode exemplificar-se da seguinte forma: uma pessoa aluga um serviço a uma segunda pessoa. Esta pessoa também tem alugado o mesmoserviço mas a outras pessoas. A pessoa em causa pretende que os serviços que lhe foram alugados sejam pagos num preciso dia então esta mesma pessoa tem de actuar correctamente e pagar os serviços que alugou para si mesmo sejam pagos a tempo e horas já que quer o mesmo para os serviços que fornece.

Ubi Commoda, Ibi Incommoda

Princípio segundo o qual aquele que desfruta vantagens oubenefícios de uma dada situação deve também suportar os prejuízos dela decorrentes.
Todos nós gostaríamos de ter um emprego fixo onde ganhássemos um valor razoável e que tivéssemos um papel importante nesse emprego. Neste caso, irei dar um exemplo para demonstrar o significado de ubi commoda, ibi incommoda.
Muitos de nós gostaríamos de ter um cargo importante e ganhar bem. Por exemplo, muitos...
tracking img