Deontologia jurídica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá fazer uma breve análise da música "Só de Sacanagem", interpretada pela cantora Ana Carolina. A análise será guiada pelos estudos adiquiridos na unidade I dadisciplina de Deontologia Jurídica.
A música faz um parelo entre o bem e o mal, objeto da ética. Além, lógico, de retratar de forma objetiva a realidade do nosso Brasil. Até quando a nossa esperançaserá posta à prova? Será que alguém sabe responder? Será que seremos fortes o suficiente para seguirmos como cidadãos com valores adquiridos dentro da ética e da moral, diante de tanta impunidade edesonestidade?
2. O BEM E O MAL
Para que tenhamos uma boa conduta ética, é necessária a existência de agentes conscientes, ou seja, pessoas que conheçam a diferença entre o bem e o mal, o permitido e oproibido. E, portanto, faz-se necessário em uma vida em sociedade a existência de normas que possam mediar conflitos.
Porém, mesmo diante das normas e dos costumes de nossa sociedade, que nos educapara respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons, presenciamos diariamente atos desonestos. Será que pessoas que enriquecem ilicitamente não tiveram uma boa educação? Será queelas não conseguem distinguir o bem do mal?
É duro acompanharmos nos meios de comunicação que o dinheiro que depositamos nos impostos são investidos por muitos dos nossos governadores paraenriquecimento individual e que muitos desses atos são tratados com impunidade. Mas, mesmo diante desses atos, não podemos agir da mesma forma. Não podemos esquecer dos valores éticos e morais.
3. SUJEITO ÉTICOO sujeito ético deve ser consciente dos seus atos e dos outros, ou seja, ser capaz de refletir e reconhecer os outros agentes como sujeitos éticos iguais a ele. Além de ser dotado de vontade, serrespnsável pelos seus atos e ter maturidade para avaliar as
consequências desses atos e, por fim, ser livre. Porém, quando falamos de liberdade dentro do campo ético não queremos dizer que o agente...
tracking img