DEOLINDO AMORIM O Espiritismo E Os Problemas Humanos PENSE

72780 palavras 292 páginas
DEOLINDO AMORIM
Filho do primeiro matrimónio de Maria Flora Amorim, nasceu Deolindo Amorim em 23 de janeiro de 1906, em Baixa Grande, no sertão baiano, quando o pai- também Deolindo - já havia partido para o mundo espiritual.
A vocação literária manifestou-se cedo. Seus primeiros escritos sobre temas religiosos apareceram, aos 1 7 anos, em NORDESTE EVANGÉLICO, uma publicação protestante de Qmavieiras, BA. Embora com simpatias pela seita, Deolindo não chegou a aderir formalmente a ela. E que, observando a amplitude de seus interesses pela leitura, especialmente de História e pela obra de
Ruy Barbosa, um pastor amigo observou, certa vez: "irmão, quem vai seguir ao Cristo não se dedica às coisas do mundo. " Não era aquele, portanto, o seu caminho. Como ignorar o mundo se o Cristo nos quer precisamente no mundo, trabalhando por ele?
A bem intencionada, mas infeliz observaçaõ do pastor, levou-o, contudo, a um per lodo de agnosticismo que duraria alguns anos.
Na idade militar, decidiu servir ao Exército do Rio, onde continuaria sendo o brilhante autodidata de sempre. Viveria na então Capital Federal, um tempo de solidaõ e dificuldades materiais, mas acabou conseguindo espaço no veterano JORNAL DO
COMÉRC!O, co mo colaborador. Passaria depois, já como jornalista profissional sindicalizado, para o RADICAL. Seria fiel ao jornalismo até o fim da existência.
Foi um companheiro de quarto que o levou certa vez a uma palestra espírita no
CE. "Jorge Niemeyer" e lhe emprestou alguns livros doutrinários. Destes, o que mais impressionou Deolindo, à época, foi O PORQUÊ DA VIDA, de Léon Denis, que se tornaria seu autor predileto. Escolheria Denis como patrono, ao tomar posse na Academia Brasileira de Filosofia e sobre ele escreveria um dos seus excélentes estudos.
Por influência do Com. João Torres e de Francisco Klors Werneck, passou a freqüentar a antiga Liga Espfrita e a colaborar na REVISTA.
Dera-lhe o Espiritismo o rumo que faltava à sua vida e a sólida convicçaõ que ele

Relacionados

  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas