Dentre os metodos do psicologo paraen trevistas

282 palavras 2 páginas
Dentre os métodos do psicólogo estão às entrevistas, investigações e análise dos dados coletados, valores e crenças dos sujeitos e aspectos relevantes que possam interferir no processo de adoção.
Através de estudos psicológicos é possível detectar situações que estejam encobertas pela família ou pelas pessoas envolvidas no processo, auxiliando os profissionais a evitarem erros que possam desencadear grandes sofrimentos e maiores transtornos, podendo dificultar a reversão no processo.
Portanto, o acompanhamento psicológico proporciona mais tranquilidade e segurança nos processos em questão.
A prática tem revelado o quanto significativo se apresenta o desfecho judicial se há a intervenção de um psicólogo jurídico, que enriquece o processo com a avaliação técnica do caso.
A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem através de seu aparato compreende elementos e aspectos emocionais de cada indivíduo e da dinâmica familiar e,assim, encontrar uma saída que atenda as necessidades daquela família, que muitas vezes passam despercebidas no julgamento.
O psicólogo perito deve ser neutro e imparcial para escutar as mensagens conscientes e inconscientes do grupo familiar e, através de suas análises, deve fornecer subsídios à decisão judicial, apresentando enfoques que possam ajudar a amenizar o desgaste emocional das partes envolvidas e, não menos importante, preservar a integridade física e psicológica dos filhos menores.
Vitimologia, A análise é feita através de um psicólogo, sem a influência de terceiros, tais como delegados, advogados e outros elementos do setor judicial.
Psicologia proteção de testemunhas: Através de diálogos entre o psicólogo e a testemunha é criado um laço de confiança, para que a partir disso a testemunha se sinta segura para contar o que sabe e testemunhar a partir de informações corretas sem nenhum abalo psicológico que possa alterar seu depoimento.

Relacionados