Dentistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomenclatura e Classificação das Cavidades
Apresentação

Apresentar um manual é obter uma ferramenta ou um instrumento para transmissão de conhecimentos. Descrever sobre a Nomenclatura e Classificação das Cavidades é ter como referência de estudo todas as partes constituintes do elemento dentário e formas adequadas para obtençãode um preparo cavitário ideal. Este trabalho tem como objetivo de servir como orientação para um maior aprendizado sobre o determinado assunto.



















Sumário





















Nomenclatura











Nomenclatura e Classificação das Cavidades
A nomenclatura é oconjunto de vocabulários específicos que se baseiam de uma ciência, arte ou técnica. Em relação à Odontologia a nomenclatura tem um fator importantíssimo, além de auxiliar os profissionais a um maior entendimento entre si, como forma de uma boa comunicação, obtém informações precisas para realizar de forma adequada um preparo cavitário.

A Cárie dentária é uma doençamultifatorial infecto-contagiosa. Esta doença é causada pela ação das bactérias (Streptococcus mutans- principal) desencadeada por diversos fatores como, por exemplo, má higiene bucal e ingestão de alimentos (carboidratos e alimentos açucarados). A placa bacteriana ao se unir com os restos de alimentos formam ácidos que por sua vez provoca a desmineralização dos tecidos dentários ocorrendoentão à destruição das estruturas do dente.




Cárie Dentária

De acordo com o processo da cárie pode-se dizer que este resulta na formação de cavidades. Existem dois tipos de cavidade, a patológica e a terapêutica. A cavidade patológica é a provocada pela destruição dostecidos duros e moles do dente. A cavidade terapêutica é realizada por um processo cirúrgico que tem como principal objetivo de retirar a cárie dentária.




Antes- Cavidade patológica Depois- Cavidade terapêutica


A cavidade preparada em um dente é denominada de acordo com onúmero de faces, quanto ás faces do dente envolvidas e quanto à forma e extensão das cavidades.

 Quanto ao número de faces a cavidade pode ser considerada como simples, composta ou complexa. A cavidade simples envolve uma face, a composta envolve duas faces e a complexa envolve três ou mais faces.Cavidade simples


Cavidade Composta



Cavidade Complexa

 A classificação da cavidade em relação ás faces de dente envolvidas considera-se, que cada face recebe o seunome respectivo. Por exemplo:



Cavidade Oclusal (O)- Face Oclusal e Cavidade Vestibular (V)- Face vestibular




Cavidade ocluso-mesial (OM)- face oclusal e face mesial




Cavidade mesio-ocluso-distal (MOD) – Facemesial, oclusal e distal.

 Quanto a forma e extensão das cavidades classifica-se como intracoronaria, intra-extracoronaria, extracoronaria parciais e extracoronairas totais.

 Intracoronaria: Cavidade confinada no interior da estrutura dentaria como uma caixa aberta superiormente e pura. Ex: Classe I oclusal, classe V vestibular, classe II composta e complexa sem cúspides....
tracking img