Dentina e esmalte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Odontogênese
 
ODONTOGÊNESE:

FORMAÇÃO DA LÂMINA DENTÁRIA:
Quando o embrião está com 6 a 7 semanas de V.I.U., certas áreas do epitélio bucal começam a proliferar numa proporção mais rápida do que as células das áreas adjacentes, formando uma faixa de epitélio, que será o futuro arco dentário. À medida que as células epiteliais da camada basal se multiplicam, invaginam em direção aoectomesênquima, que começa a sofrer uma condensação. A borda dessa banda epitelial divide-se em dois processos: um direcionado mais para vestibular, recebendo a denominação de lâmina vestibular,e outro direcionado mais profundamente (para lingual ou palatina) conhecido como Lâmina Dentária.
Ao longo do comprimento da lâmina dentária, a atividade proliferativa contínua levará a formação de uma série detumefações epiteliais localizadas - 10 pontos no arco superior e 10 pontos no arco inferior - que correspondem às posições dos futuros dentes decíduos.
Com a contínua proliferação e progressiva histodiferenciação das células ectodérmicas do órgão dental e ectomesênquima adjacente, as modificações que se processam na forma do germe dental em desenvolvimento pode ser dividido didáticamente, em trêsestágios:

1 - Botão ou broto dental
2 – Capuz ou casquete
3 – Campânula


- ETAPAS DA LÂMINA DENTÁRIA:
Classificação dos três tipos de lâmina dentária, de acordo com a atividade funcional e a sua cronologia.
1a. Lâmina Primária (6 - 7 semana V.I.U. até completar 2º mês de V.I.U) - relaciona-se com a dentição decídua, e ocorre durante o 2º mês de vida intra-uterina.
2a. LâminaSecundária (4º mês V.I.U. ao 10 mês idade) - responsável pela formação dos dentes permanentes de substituição, formada sempre do lado lingual do órgão dental do correspondente dente decíduo.
Para os incisivos centrais permanentes forma-se a lâmina secundária no 5º mês de vida intra-uterina.
A lâmina do 2º pré-molar se forma na criança com 10 meses de idade.
3a. Lâmina Terciária (4º mês V.I.U até 5 anosde idade) - à medida que as arcadas dentárias se alongam, a lâmina primária cresce para distal, e com esta expansão forma-se a lâmina terciária, de onde surgirão os primórdios dos órgãos dentais dos molares permanentes, que não são dentes de substituição.
1º molar permanente: 4 meses de vida fetal (feto mais ou menos 160 mm).
3º molar permanente: 5º ano de vida


6 - LÂMINA VESTIBULAR: Logoapós o início do período de formação da lâmina dentária, ocorre um espessamento epitelial, localizando-se por vestibular e paralelo a mesma, no futuro rebordo dos maxilares, também orientado em direção ao ectomesênquima.
Esta segunda formação não é tão maciça como a lâmina dentária e as suas células centrais sofrem degeneração formando um sulco, chamado sulco labial. À medida que este sulco vaiprogredindo em profundidade e extensão, vai se delimitando o rebordo alveolar propriamente dito. A lâmina vestibular formará o vestíbulo oral entre a porção alveolar dos maxilares, os lábios e bochechas.

DESENVOLVIMENTO DO GERME DENTAL:
FASE DE BOTÃO OU BROTO: Representa o esboço inicial da fase do desenvolvimento do órgão dentário. Nesta etapa, o ectoderma forma maciços celulares arredondados em10 pontos diferentes da lâmina dentária, que correspondem a posição dos futuros dentes decíduos, em cada futuro arco dentário, superior e inferior.
A formação dos botões dentários tem início num embrião de 23 mm aproximadamente. Os botões correspondentes aos vários dentes, surgem em períodos diferentes na lâmina dentária.
Os primeiros a aparecerem são da região anterior da mandíbula, quecorresponderão aos futuros incisivos inferiores.
Nos botões dentários, as células apoiadas na lâmina basal, estão em continuidade com as células da camada basal do epitélio da mucosa bucal.
Nesta fase o germe dentário aumenta de volume, pois, verifica-se uma atividade mitótica muito grande com rápida proliferação, tanto do epitélio como das células ectomesenquimais, que estão condensadas ao redor...
tracking img