Dentificação e avaliação das comunidades de formigas em floresta secundária na amazônia oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LETÍCIA DE FÁTIMA CAMPOS LOPES

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS COMUNIDADES DE FORMIGAS EM FLORESTA SECUNDÁRIA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

BELÉM - PA 2007

LETÍCIA DE FÁTIMA CAMPOS LOPES

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS COMUNIDADES DE FORMIGAS EM FLORESTA SECUNDÁRIA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Dissertação

apresentada

a

Universidade

Federal Rural da Amazônia, como parte das exigências doCurso de Pós-graduação em Ciências Florestais, área de concentração Silvicultura Tropical, para a obtenção do título de Mestre.

Orientador: Eng. Agro Paulo Roberto Silva Farias, Doutor

BELÉM - PA 2007

LETÍCIA DE FÁTIMA CAMPOS LOPES

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS COMUNIDADES DE FORMIGAS EM FLORESTA SECUNDÁRIA NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Dissertação apresentada a Universidade Federal Rural daAmazônia, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação em Ciências Florestais, área de concentração Silvicultura, para a obtenção do título de Mestre.

APROVADA em______ agosto de 2007 Comissão Examinadora

_____________________________________ Prof. Dr. Paulo Roberto Silva Farias (UFRA) Orientador

______________________________________ Pesq. Dr. Walkymário P. Lemos (EMBRAPA) 1°Examinador

_________________________________________ Profa. Dra. Telma Fátima Coelho Batista (UFRA) 2º Examinador

__________________________________________ Prof. Dr. João Ricardo Vasconcellos Gama (UFRA) 3º Examinador

i

Á DEUS, pela sua graça. Ao meu Pai César Lopes - Engenheiro Florestal, pelo exemplo profissional, por sua dedicação as Ciências Florestais, pelo seu amor e seuincentivo. A minha mãe Trindade Lopes, por todo esforço empregado na minha formação e pelo amor dedicado. A minha tia Simone Campos por sua bondade e todo apoio nos meus estudos. Ao meu noivo Bruno Tavares, pelo apoio incondicional e pelo seu amor. Aos meus irmãos César Lopes Junior e Danilo Lopes, pelo incentivo e carinho. Aos meus amigos, pelo estimulo e carinho. DEDICO

ii

AGRADECIMENTOS • •Primeiro a Deus. A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) pela oportunidade de cursar este mestrado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, pela concessão da bolsa de estudos. • • • • • • • Ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, pelo financiamento do projeto. A Coordenação do curso de Ciências Florestais por me permitir condições para fazer estadissertação e cursar as disciplinas. Ao Coordenador do curso de Ciências Florestais Dr. Francisco de Assis Oliveira, por seu empenho, amizade e estímulo. Ao Dr. Paulo Roberto Silva Farias, por sua orientação no meu trabalho, colaboração na minha formação na pesquisa, amizade e incentivo. A Drª. Ana Yoshi Harada, pela condução e acompanhamento do trabalho de identificação de formigas. Ao Dr. LuizCarlos Couto pela disponibilidade em ajudar na tradução. Ao Dr. Paulo Roberto de Souza Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, por ter permitido a realização deste trabalho através do Projeto “Ciclos Biogeoquímicos em Áreas de Vegetação Secundária”, sob a coordenação de Eric Atlas Davidson (Chefe de Equipe Estrangeira) – WHRC e Ricardo de Oliveira Figueiredo - EMBRAPA (Chefede Equipe Brasileira). • A Drª. Azeneth E. Schuler, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, pela colaboração na elaboração do projeto de pesquisa, pela condução e acompanhamento do trabalho de campo e conselhos em momentos decisivos. • • A equipe de técnica de campo: Sr. Expedito, Sr. Gilmar e Sr. Jorge. Ao Dr. Daniel Nepstad, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM eDr. Jacques Delabie, do Centro de. Pesquisa do Cacau (BA) – CEPLAC, pelo incentivo a pesquisa através de seus exemplos de vida profissional, pelo amor a ciência. • A minha amiga e colega de mestrado Márcia Barros, pelo apoio nos estudos e carinho e paciência.

iii

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar...
tracking img