Densitometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA SEQUENCIAL
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA


Ângela Pereira de Lima
Jaciara Santos Aranha
Rosalina Nunes dos Anjos
Valderice da Silva Costa


DESINTOMETRIA ÓSSEA
Osteoporose e Densitometria Óssea














São Paulo
2012

Ângela Pereira de Lima
Jaciara Santos Aranha
Rosalina Nunes dos Anjos
Valderice da Silva Costa




DESINTOMETRIAÓSSEA
Osteoporose e Densitometria Óssea

Sequencial Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do certificado de Técnico em Radiologia na Escola Técnica.
Orientador: Profª Daiane Cristini B. Souza
Coorientador: Profº Marcia Rossi


São Paulo
2012

Ângela Pereira de Lima
Jaciara Santos Aranha
Rosalina Nunes dos Anjos
Valderice da Silva CostaDESINTOMETRIA ÓSSEA
Osteoporose e Densitometria Óssea


Aprovado em: ____/___/____
Banca Examinadora:

___________________________________
Professor presidente da banca
Instituição



__________________________________
Professor Coorientador
Instituição



____________________________________
Convidado especialista
InstituiçãoDurante toda nossa vida, muitas pessoas passaram por nós, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas, ficarão para sempre em nossas memórias.
Dedicamos esse trabalho ao Sr. Deus, por nos ter dado determinação e saúde,
á nossas família e amigos que acreditarão em nosso potencial.
AGRADECIMENTOS


Agradecemos aos nossos professores que fizeram parte desse curso que de formaespecial nos deram força e coragem, nos apoiando nos momentos de dificuldades.


























































“A Grande Conquista é o resultado de pequenas vitorias que passam despercebidas”
(Paulo Coelho)
RESUMO
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, também ocasiona perda de força e flexibilidade. É maiscomum em mulheres do que em homens, é uma doença silenciosa, raramente apresenta sintomas, antes que aconteça algo de maior gravidade, como a fratura, é preciso realizar alguns exames. Através da densitometria óssea que é um dos métodos mais modernos para se medir a densidade mineral óssea e ajuda no tratamento da osteoporose, como avaliação de risco de fratura. Esse exame é indicado para mulheresapós menopausa e em todas as mulheres acima de 65 anos e todos os homens acima de 70 anos. Em média, a cada 12 meses o exame deve ser feito, mas existem situações especiais nas quais pode ser repetido mais precocemente. As contras indicações são a mesma de um Raios-X simples, apesar de o exame utilizar pouca radiação ionizante.
Palavras chaves: Densitometria Óssea, Osteoporose.SUMÁRIO

















1 INTRODUÇÃO
A osteoporose foi amplamente reconhecida como um importante problema de saúde publica. É a doença ósseo-metabolica mais comum, afetando pelo menos 30% de todas as mulheres na pós-menopausa. A principal responsável pela osteoporose é a diminuição da massa óssea, pela alta incidência de fraturas emmulheres na pós-menopausa e nos idosos de ambos os sexos. As fraturas femorais são as mais graves, fatais em 12 - 20% dos casos precipitam tratamento em longo prazo em metade daqueles que sobrevivem. Até o momento, a melhor forma de se evitar as complicações resultantes da osteoporose é o diagnostico precoce da perda de massa óssea vários estudos têm demonstrado que quando mais cedo essa perda foridentificada e tratada, melhores serão os resultados em longo prazo em termos de parada de processo ou de ganho substancial de massa óssea. Vale ressaltar que não são nem todas as mulheres na pós-menopausa que apresentam diminuição acentuada da massa óssea.
O desafio dos médicos é, portanto identificar, o mais precocemente possível , as mulheres pertencentes a esse grupo de alto risco. A...
tracking img