Densidadechumbo

424 palavras 2 páginas
URI-UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA
DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

FELIPE JOSÉ BOCASSANTA
GABRIELA PANDOLFI

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL I

ERECHIM/RS
2015

DENSIDADE DO CHUMBO

RESUMO
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde se tem uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade de qualquer substancia em geral indica a massa contida em uma unidade de volume.

INTRODUÇÃO
O chumbo é um elemento químico metálico, de número atômico 82, que funde na temperatura de 600,6 K. Seu símbolo químico é Pb. É aplicado em proteção contra radiação ionizante, em acumuladores (baterias), solda, munição, além de outras. (BARBOSA, 1999)
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume. Densidade =

A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade de sólidos e líquidos o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a 1,00 g cm-3 a 4,0 º C.
PARTE EXPRIMENTAL
Para realizarmos as atividades propostas em aula prática, com objetivo de descobrir a densidade do chumbo foram utilizados determinados materiais.




Balança
Béquer
Proveta






Agua destilada
Picnometro
Pipeta
Amostra de sólidos (Chumbo)

PROCEDIMENTOS
Inicialmente determinou-se a massa do béquer em uma balança técnica, logo após foram pesados dois corpos de chumbo na mesma balança técnica anotando-se as massas. Descontando a diferença foi analisado o volume dos corpos de chumbo utilizando a proveta com 30 ml de agua destilada e acrescentando os corpos de chumbo observando um acréscimo no volume.

RESULTADOS E DISCUSÃO
Após seguir o procedimento do experimento calculou-se a densidade dos
sólidos

Relacionados