Densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
CURSO ENGENHARIA QUÍMICA

Angelina de Souza Padilha









DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA (DENSIDADE) DE UMSÓLIDO









Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães

Novo Hamburgo, Março, 2013.
INTRODUÇÃO





Densidade é a razão entre massa e volume. É uma propriedadefísica que pode ser utilizada para identificar substâncias. Quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais denso é a sua substância. Da mesma forma, quanto maior for à compressão sobre um objeto,maior será sua densidade.


Nesse experimento de medida de massa e volume, para determinarmos a densidade, utilizamos o método de deslocamento, onde o sólido desloca um volume de líquidoigual ao seu volume e através desse deslocamento podemos determinar a densidade e descobrirmos de que elementos são formados nossas amostras.









revisão bibliográficaAlguns autores definem densidade de um corpo como uma relação entre a massa de dois volumes iguais, ou seja: massa específica desse corpo em relação à massa específica da água pura, sendo dessa formatratada como adimensional e de mesmo valor numérico que a massa específica, Macedo (1976), Albuquerque et al. (1980).




































MATERIAIS EMÉTODOS




• Proveta de vidro (capacidade de 100ml).
• Balança de precisão
• Duas amostras de metais de tamanhos diferentes
• Dois parafusos de metais detamanhos diferentes.


Foram selecionados amostras de metais de diferentes tamanhos, sendo dois parafusos e duas amostras de aço. Realizamos duas medidas da massa das amostras e anotadas em umatabela. Em seguida, colocamos água na proveta de acordo com o volume das amostras, inserimos cada amostra na proveta e percebemos as medidas dos volumes de cada amostra pelo deslocamento de água...
tracking img