Densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DENSIDADE REAL DO AGREGADO MIÚDO
DNER-ME 084/95


Maringá, 13 de Agosto de 2012

Sumario
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 3
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
4- MATERIAIS E MÉTODOS 4
4.1 Materiais 4
4.2- Métodos 4
5- RESULTADOS 9
6- CONCLUSÃO 9
7- REFÊRENCIAS 10

1- INTRODUÇÃO
Para a pavimentação o agregado miúdo apresenta grande importância, principalmente em relação àdensidade, para sabermos e podermos estimar a qualidade do material utilizado, este procedimento é importante não so na pavimentação asfáltica, mas na Engenharia Civil em geral, pois podemos apartir dos resultados aceitar ou recusar uma amostra de acordo com as necessidades da obra, apesar de que a variação existente em rochas de um mesmo tipo não ser grande, porém e sempre bom tomar cuidados.O calculo da densidade também auxilia na determinação da porosidade, peso especifico entre outras características do material.

2- OBJETIVO
A determinação da densidade real do agregado miúdo.

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A densidade e a relação entre a massa específica do material e a da água a 4°C, esta temperatura é escolhida, pois nela a massa especifica da agua e 1Kg/dm³ parafacilitar na determinação da densidade de outros materiais, porém a temperatura da agua pode variar para então determinarmos a densidade dos outros materiais. (BERNUCCI et al., 2006).
O agregado miúdo e aquele que passar pela peneira de #4,75 e ficam retidos na peneira 200, sendo que pelo menos 95% deve passar pela peneira #4,75 e apenas 5% pode passar na peneira 200.
Portanto assim pode-secaracterizar a densidade através da massa especifica de outros matérias ou o contrario. A massa especifica tem é a relação entre massa e volume do material, e partindo dela, é possível realizar muitos outros ensaios que dela necessitam.

4- MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
Segue os materiais especificados pelo método de ensaio ME 084/95, do DNER:
* Bacia de porcelana;
* Balança comcapacidade de 2kg, e sensibilidade de 0,01g;
* Picnômetro VIDROLAB com capacidade de 500 ml;
* Bandeja auxiliar metálica;
* Funil metálico;
* Jarra plástica com agua destilada;
* Pisseta com agua destilada;
* Água destilada a aproximadamente 25°C;
* Bomba de Vácuo;
* Peneiras de malha 4,8 e 0,075 mm;
* Estufa com capacidade de manter a temperatura entre 105 e 110oC;4.2- Métodos
Os métodos utilizados não seguem a risca a DNER-ME 084/95, uma vez que para a retirada do ar utilizou-se uma bomba de vácuo e não uma fonte de calor.
Primeiramente pesou-se na balança a aproximadamente 500g de amostra de agregado graúdo como pode ser visto na Figura 1.

Figura 1- Bacia de porcelana com aproximadamente 500g de agregado miúdo

Depois com a ajuda de um funil euma bandeja metálica, para evitar que o material se perdesse, colocou-se a amostra em um picnômetro, e aferiu-se sua massa. As Figuras 2 e 3

Figura 2- Agregado miúdo sendo inserido no picnômetro.

Figura 3- Conjunto Picnômetro mais agregado miúdo na balança.

Após aferir a massa foi colocada a agua destilada no picnômetro, primeiramente com uma jarra plástica para acelerar o processo,tomando cuidado de não elevar muito o nível da agua dentro do picnômetro. A Figura 4 mostra o procedimento.

Figura 4- Conjunto Picnômetro, agregado miúdo e água destilada.

Então o conjunto foi levado até a bomba de vácuo para que fosse retirado o máximo de ar possível presente nos poros dos agregados e na própria agua, pode-se perceber logo que a maquina foi ligada que uma grande quantidade debolhas surgiram e se direcionavam para a superfície, mostrando a grande quantidade de ar presente no conjunto com o tempo deve-se agitar levemente o picnômetro para acelerar o processo de retirada do ar pois a bomba não possui grandes capacidades. A figura 5 mostra o esquema do conjunto ligado a bomba de vácuo.

Figura 5- Conjunto ligado à bomba para retirada de ar.

Após a retirada de...
tracking img