Densidade e viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA II

Determinação da densidade e viscosidade de sólidos e líquidos

Serra Talhada
Janeiro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA II

Ana Luiza Braz de Souza
Juciclebson DarlanFlorentino
Rosana Medeiros da Silva

Determinação da densidade e viscosidade de sólidos e líquidos

O relatório fará parte da composição da nota na disciplina de Química Analítica II.

Professora: Suzana Pedrosa

Serra Talhada
Janeiro de 2013

Sumário
1.0 Introdução 4
2.0 Objetivos 6
2.1 – Geral 6
2.2 – Específicos 6
3.0 Materiais e métodos 7
3.1 – Materiais 7
3.2 –Reagentes 7
3.3 – Metodologia 7
3.3.1 – Ensaio da densidade da rocha 7
3.3.2 – Ensaios com amostras líquidas 7
4.0 Tratamento de dados 8
5.0 Resultados e discussão 14
6.0 Conclusão 15
7.0 Referências 16
8.0 Anexos......................................................................................................................17

1.0 Introdução
Toda substância tem umconjunto único de propriedades. Muitas propriedades dos líquidos e sólidos refletem a intensidade das forças intermoleculares. Sabe-se que existem três tipos de forças atrativas entre as moléculas: força dipolo-dipolo, de dispersão de London e de ligação de hidrogênio. Forças dipolo-dipolo são efetivas tão somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo elas geralmente mais fracas queas forças íon-dipolo. Em líquidos as moléculas polares estão livres para movimentar-se em relação às outras. Nos mesmos as moléculas de massas e tamanhos aproximadamente iguais, a força das atrações intermoleculares aumenta com o aumento da polaridade. (Brown 2005)
O estado líquido é o estado intermediário entre o sólido e o gasoso. No gasoso as partículas se encontram afastadas e em desordem,enquanto que sólido estão mais próximas formando assim uma estrutura ordenada. O ordenamento das partículas dependerá das forças intermoleculares entre as mesmas e a desordem de seus movimentos térmicos a uma dada temperatura. À medida que a força de coesão é maior a distância entre as partículas diminui e o material pode ser apresentado num estado liquido ou sólido. Quanto maior a força de coesãomaior dificuldade as partículas encontrarão para se movimentar maior então será a concentração desse material por unidade de volume.
A resistência de um líquido para fluir é chamada viscosidade. A viscosidade está relacionada com a facilidade de moléculas individuais de líquidos poderem mover-se em relação às outras. (Brown 2005)
Por tanto, a viscosidade logo dependerá das forças de coesãoentre moléculas e da existência ou não de características estruturais que façam as moléculas tornarem-se unidas. A viscosidade está relacionada também com a massa molecular, pois a medida que a mesma cresce a viscosidade cresce proporcionalmente. O contrário se dá em relação a temperatura, com o aumento desta maior será a energia cinética das moléculas, que por sua vez facilita para que as forçasatrativas entre elas sejam vencidas. Então quanto maior a polaridade de uma molécula, maior será sua viscosidade e enquanto que o deslocamento relativo das partículas está relacionado com a viscosidade, à razão entre as massas dessas partículas e os volumes que ocupam define outra propriedade intensiva denominada densidade.
Testes de viscosidade podem ser realizados por vários métodos: através daresistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald); da medida do tempo da queda de uma esfera através de um líquido (Hoppler); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (reômetro de Brookfield).
A densidade é muito utilizada para caracterizar substâncias. É definida como a quantidade...
tracking img