Densidade e empuxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Fixação 1: Densidade e Empuxo

1. Explique o principio de funcionamento do densímetro. (Arquimedes)
2. Qual a diferença entre densidade e massa especifica.
3.Qual a relação de densidade e empuxo.
4. Densidade é uma propriedade intensiva ou extensiva? Justifique.

Respostas:
1. O densímetro é um objeto que tem como função medir adensidade de líquidos, este utiliza o principio do empuxo descoberto pelo matemático e físico Arquimedes. O empuxo em teoria é a força que causa a flutuação dos corpos nos líquidos,sendo proporcional a densidade, a gravidade e ao volume do corpo, devido esta proporcionalidade, torna-se fácil descobrir a densidade, pois a aceleração da gravidade é constante econhecida, o volume do densímetro a ser trabalhado também é constante e previamente conhecido, assim como a força de empuxo que na flutuação do corpo é igualada a força peso.
2.Existem autores e físicos que definem densidade e massa especifica como sendo a mesma coisa, que seria massa por unidade de volume, porém, podemos considerar a densidade relativacomo sendo a massa especifica de um corpo em relação à (dividida por) uma massa especifica conhecida que sirva de padrão comparativo, como exemplo a da água, onde a massaespecifica não há necessidade de ser relacionada a nenhum padrão comparativo.
3. Densidade e Empuxo são relacionados pelo principio de Arquimedes, levando em consideração a densidade, aforça gravitacional e o volume do corpo estudado, por algumas destas grandezas sempre constantes e conhecidas, e devido ao peso na flutuação igualar-se a força peso, consegue-secalcular a densidade de um liquido, relacionando-o com o empuxo.
4. Densidade é uma propriedade intensiva, por que independe da massa do sistema que esta sendo trabalhado.
tracking img