Densidade dos liquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilizamos o densímetro que nos indica a densidade específica de líquidos, ao colocarmos o mesmo dentro de uma proveta com o líquido e depois (sem que a sua base toque no fundo da proveta) lemos ovalor da densidade na superfície de afloramento.

No entanto, também utilizámos um alcoómetro que nos permite medir a percentagem de álcool numa solução e efectuar uma leitura do nível de álcoolexacta e de forma constante. Este modelo inclui uma escala de Cartier e de Gay Lussac. A escala de Cartier foi introduzida em 1771 para controlar o licor e substituída pela escala de Gay Lussac em 1824que indica a concentração de álcool em volume. Tal como com o densímetro a base do alcoómetro também não deve tocar no fundo da proveta e o grau alcoólico lê-se na superfície de afloramento.

Oslíquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras.
Suas densidades variam um pouco e para semedir a densidade de líquidos e fluidos pesa em um recipiente e divide pelo volume ocupado também existem dois tipos de equipamentos: um deles é o picnômetro e o outro é o densímetro (este último émais utilizado por fornecer a leitura direta da densidade, além de ser mais preciso).

O densímetro faz uso do princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é a força que provoca a flutuaçãodos corpos nos líquidos, sendo proporcional a densidade ρ, ao volume do corpo V e a aceleração da gravidade g dado pela relação:


I = ρVg


Por causa desta relação de proporcionalidade éposssível descobrir a densidade dado que a aceleração da gravidade é conhecida e constante, o volume do densímetro também é conhecido e constante assim como a força de empuxo que na flutuação iguala aforça peso.



Bibliografia :SIMÕES T, SARAIVA E., QUEIRÓS M. SIMÕES M., 1993, Porto Editora, Porto. Portugal, pp. 97 e 98.
BRADY, J. & HUMISTON, G.E., Química Geral Vol. 1, Capítulo 1, Rio...
tracking img