Densidade de solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A finalidade dos nossos experimentos é calcular a densidade dos objetos em estudo para ver seu grau de pureza. A densidade de um corpo define-se como o quocienteentre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Para que possamoscalcular a densidade das esferas de aço e chumbo, primeiramente nos temos que medir seu diâmetro com o paquímetro ou com o micrometro, logo após achar o diâmetro,usamos a fórmula v=πD³/6, ou a formula v=4πR³/3 usando essa segunda formula precisamos achar o raio (D/2), e assim achamos o volume da esfera, prosseguindo noexperimento, nos devemos achar a massa dos objetos em estudo, então utilizamos a balança para que possamos achar a sua massa, depois de acharmos a massa e o volume,jogamos isso na fórmula p=m/v, para que assim possamos achar a densidade das esferas.

Essa medida é de grande importância na física e na química modernas, pois comela pode-se chegar a valores aproximados dos pesos moleculares dos gases e dos pesos atômicos e moleculares de substâncias sob a forma de cristal. Seu estudo éimportante subsídio na análise da constituição de soluções líquidas e gasosas, bem como na determinação de constantes físicas como a tensão superficial.

Também hávários tipos de aparelhos que são usados para a medida da densidade ou da massa específica das substâncias, como por exemplo o picnômetro que é capaz de medir comgrande precisão o volume do líquido nele colocado, também temos os areômetros que também podem ser usados na pesquisa e na determinação da concentração das soluções.
tracking img