Densidade de líquidos e calibração de vidrarias volumétricas

UNIVERSIDADE FEDERAL ITAJUBÁ















DENSIDADE DE LÍQUIDOS E CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICAS


















ITAJUBÁ
Abril de 2012
1 OBJETIVOEste experimento visa determinar a densidade e temperatura da água e a densidade do álcool na temperatura ambiente, utilizando uma balança de precisão para determinar a massa de cada amostra, e provetaspara determinar o volume das mesmas.

2 INTRODUÇÃO

Densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade devolume, ou seja, densidade = massa / volume. A sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional (SI) é expressa em kg/m³, mas é muito comum ser encontrada com g/mL, e é específica de cadacorpo.
Existem dois conceitos de densidade, sendo estes, absoluta e relativa. A primeira é a relação entre a massa de um corpo pelo seu volume, e a segunda, a relação entre a densidade absoluta deum material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
Existe também o conceito de specific gravity que é a relação entre a densidade da água a uma determinada temperatura esua densidade a 4°C, neste ponto definida como igual a unidade. É geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "d ".

3 PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS

-termômetro-béquer de 50 mL
-balança analítica
-pipeta volumétrica de 25 mL
-picnômetro de 50 mL
-água destilada
-etanol
-papel toalha

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.2.1 TEMPERATURA
Usando umtermômetro, determinamos a temperatura da água destilada e do etanol e anotamos suas respectivas temperaturas.
3.2.2 DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
Para determinar a densidade da água, limpamos a superfície dopicnometro com papel toalha. Em seguida, pesamos o picnometro de 50 mL em uma balança analítica e anotamos sua massa, depois o enchemos com água destilada e o tampamos, secando sua parte externa,...
tracking img