Densidade de graos do solos aparente

Páginas: 4 (763 palavras) Publicado: 7 de março de 2013
Densidade aparente
Em sólidos granulados
Em engenharia e ciência dos materiais, assim como na indústria química designa a massa (ou vulgarmente "peso") de determinado sólido granuladodesconsiderando que em meio aos seus grãos contenha espaços "vazios" preenchidos por ar (mais comumente) ou outro fluido a depender do processo em questão, como água ou óleos minerais.
Em outras palavras, é amassa média de um sólido por volume, na sua apresentação habitual ou específica para determinado lote, amostra ou ainda processo. É também chamada massa específica aparente.
Um exemplo seria abrita, que se produzida a partir de granito, que possui densidade (massa volúmica) de 2,75 g/cm3 (ou 2750 kg/m3), resulta em densidades aparentes de 450 a 550 kg/m3. Igualmente, o quartzo, de densidade2,65 (correspondente a 2650 kg/m3), resulta em areias que podem possuir densidade aparente de 830 a 890 kg/m3, por exemplo.[1]
Pela densidade do ar, o mais comum dos fluidos gasosos a permearsólidos granulados, ser mais baixa que a densidade do sólido, a densidade aparente do sólido granulado tenderá a ser mais baixa que a densidade do sólido propriamente dito.
Igualmente, a densidade aparentepode ser considerada inclusive para sólidos com alto teor de água ou outros líquidos, como as argilas ou as argamassas e concreto ainda fluido.
Via de regra, até determinado ponto, quanto maisgranulado um sólido mais este fica "empacotado" e mais próximos (compactos) ficam seus grãos e tendencialmente, menos espaços possui para o fluido, mas a partir de determinado nível, e tal é muito variadopara cada sólido, mais ar pode conter, por exemplo, entre cada grão, até em camadas em suas superfícies que evitam até o contato entre os grãos, diminuindo sua densidade aparente, como no caso dotalco pulverizado.
A medição desta útil grandeza é muito simples, bastando tomar-se um volume conhecido e preencher-se com o sólido em questão, e com relativa acomodação por vibração, ter-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DENSIDADE APARENTE E POROSIDADE DO SOLO
  • DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DO SOLO POR MEIO DA DENSIDADE APARENTE
  • ANÁLISE GRANULOMÉTRICA , UMIDADE E DENSIDADE APARENTE DOS SOLOS
  • Ensaio de Solos
  • Densidade aparente
  • Densidade Aparente
  • densidade aparente e densidade real
  • Densidade do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!