Densenvolvimento de hardware e software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Quando paramos para analisar a evolução humana, percebemos uma capacidade extremamente aguçadas de criar, inventar, de superar limites, de inovar, enfim, capacidades muitas vezes ligadas especificamente a sobrevivência, mas outras vezes ligadas a necessidades de épocas e ainda, por motivos de satisfação, agilizar tarefas exercendo cada vez mais funções de domínio e controle doplaneta. Na história da evolução humana e sua relação com o planeta alguns processos foram lentos e demorados, outros foram aprimorados e assimilados rapidamente, porém, esses processos permanecem em constante evolução e aprimoramento.
Desde surgimento existe uma interação intrínseca entre o Hardware e Software, que interagem entre si para o usuário. Com o surgimento dos sistemas operacionais, foipossível uma maior interação do usuário com os computadores, pois o sistema operacional é nada mais que um programa que possui sua principal função ser o intermediário entre o usuário e o Hardware de um computador. É responsável pela administração e gerenciamento de todos os componentes da computação.

A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
O Sistema Operacional é um conjunto de programas que permitema criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediário entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados.
Vamos ver, então, um pouco da história dos Sistemas Operacionais para microcomputadorespadrão IBM PC:
MS-DOS 1.0 e PC-DOS 1.0: Em 1981 surgiram os dois primeiros DOS, ou seja, " Disk Operating System " (Sistema Operacional de Disco).
MS-DOS 1.25 e PC-DOS 1.1: Nesta versão, foram acrescentados suporte a discos de dupla face e correcção de " bugs "; foram amplamente distribuídos por OEMs além da IBM.
MS-DOS 2.0 e PC-DOS 2.0: Foram lançados em 1983, juntamente com o IBM PC/XT e nestaversão foram acrescentados suporte aos discos rígidos e à estrutura hierárquica de arquivos semelhante aos do UNIX / XENIX.
PC-DOS 2.1: Lançado com o PCjr e com correcção de " bugs ".
MS-DOS 2.01: Versão lançada com suporte internacional.
MS-DOS 2.11: Somente com correcção de " bugs ".
MS-DOS 2.25: Veio com suporte ao conjunto de caracteres estendidos.
MS-DOS 3.0 e PC-DOS 3.0: Lançados em1984 juntamente com o PC/AT e foram acrescentados o suporte a discos flexíveis de 1.2 Mb e a discos rígidos maiores.
MS-DOS 3.1 e PC-DOS 3.1: Nesta versão foi acrescentado o suporte às redes da Microsoft.
WINDOWS 1.0: Em 1985, foi lançado o Windows, que na realidade não era um sistema operacional, mas somente uma interface gráfica com o usuário do MS-DOS, ou seja, para que o Windows funcionasse,havia a necessidade de se carregar previamente o MS-DOS.
MS-DOS 3.2 e PC-DOS 3.2: Em 1986, tiveram acrescentado o suporte a discos de 3,5 polegadas.
MS-DOS 3.3 e PC-DOS 3.3: Em 1987, foram lançados juntamente com o PS/2 da IBM e possuíam amplo suporte a páginas de código fonte.
WINDOWS 2.0: Apareceu, também em 1987, mas com compatibilidade com o OS/2 Presentation Manager.
MS-DOS 4.0 e PC-DOS4.0: Lançado em 1988, com suporte a volumes lógicos maiores do que 32 Mb; " shell " visual.
MS-DOS 5.0: Lançado em 1989, com alguns recursos a mais.
MS-DOS 5.2: Com correcção de bugs.
WINDOWS 3.0: Surgiu em 1990, para ser utilizado em computadores 286 e 386 e foi lançado em grande estilo, mas ainda não teve grande aceitação.
MS-DOS 6.0: Em 1993, possuía recursos para verificação do winchester edesfragmentação (Defrag).
WINDOWS 3.1: Passou a ser mais conhecido e aceito.
MS-DOS 6.2: Última versão do MS-DOS lançada, tinha correcção de " bugs ".
WINDOWS 3.11 For Workgroups: Versão para ligação de computadores em rede, passou a ser utilizado pela grande maioria de usuários de microcomputadores.
WINDOWS 95: Em 1995, o Windows tornou-se verdadeiramente um Sistema Operacional, funcionando...
tracking img