Denota O E Conota O Argumenta O Ponto De Vista Artigo De Opni O E Disserta O

893 palavras 4 páginas
Denotação e Conotação:
Conotação é uma figura de linguagem, quando se precisa usar uma expressão comparativa para transmitir a ideia que se quer.
Exemplo: "Minha sogra é uma cobra." Obviamente aqui a figura da "cobra" foi usada como metáfora para transmitir a ideia de que a "minha sogra" é uma pessoa cruel e traiçoeira...
Essa frase tem uma "conotação" maldosa

Denotação é a expressão de linguagem direta, que denota exatamente o que se quer transmitir.
Exemplo: "Minha sogra é uma mulher crudelíssima!"
Aqui foi usada uma expressão direta que não permite exige da imaginação do receptor para que a mensagem seja compreendida. "minha sogra" é uma mulher "muito cruel" e isso está explícito sem que seja necessária nenhuma outra equiparação semiótica.

Argumentação:
A argumentação pode ser definida como uma organização discursiva com características próprias que a diferenciam de outros modos de organização do discurso, como a narração, a descrição e a explicação. Dentre suas características principais, a argumentação inclui a negociação de argumentos a favor e contrários a um ponto de vista, objetivando chegar a uma conclusão. Argumentar significa refletir sobre o que era objeto de certeza do pensamento ao ser destacado o que é submetível a debate.
Até agora, a argumentação foi abordada na sua condição de processo, no caso, discursivo; porém o termo argumentação também se refere a um campo interdisciplinar de pesquisa no qual convergem áreas tais como a filosofia, a linguística, a psicologia e as ciências da educação. Isto é, argumentação seria conversar, debater o assunto.

Ponto de vista:
Modo subjetivo de entender um assunto ou problema.
No meu ponto de vista, a educação ambiental deve começar em casa. Natali, é resumidamente o que a Mari Ana disse: Opinião.
"Ponto de vista" e utilizado no sentido figurado, como a maneira de julgar ou apreciar um determinado assunto e emitir sua conclusão a respeito dele.

Artigo de Opinião:
É um texto, geralmente uma crônica,

Relacionados