Denifição 8s

1091 palavras 5 páginas
Retenção de líquidos de retenção de líquidos aparece em determinadas situações fisiológicas (gravidez, menopausa, pré-menstruo) e em muitas doenças (coração, rim, fígado, etc.).
Sempre se manifesta como um inchaço dos tecidos moles, devido ao acúmulo de líquidos, especialmente nestas áreas.

A água é o elemento mais abundante do corpo e chega a 72% do peso corporal de um adulto. É dividido em três grandes compartimentos: Intracelular: encontrados no interior das células.
Intravascular: que se encontra dentro dos vasos sanguíneos.
Intersticial: que se encontra entre os dois, ou nos tecidos ao redor das células.

Uns aos outros, todos estes compartimentos são separados por uma membrana semipermeável, ou permitindo a passagem de líquidos e certos os seus componentes. Retenção de líquidos ocorre quando há um desequilíbrio entre as forças que regulam a passagem de líquidos de um compartimento para outro. Água abundante do espaço Intravascular para o intersticial, aparecerá a retenção de líquidos.

Retenção de líquidos é um dos fatores ocultos de ganho de peso, o que é evidenciado na escala e no espelho. Podem ocorrer tanto pelo estilo de vida (sedentário), como flutuações hormonais (gravidez, menopausa, pré-menstruo), desequilíbrio entre a ingestão de líquidos ou principais doenças (cirrose, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, câncer, desnutrição, etc.).

Os fatores causais: fatores orgânicos: inflamatórios (nas articulações por trauma ou choque), distúrbios alérgicos, circulatórios (ralentizamiento do retorno do sangue e da linfa para empurrar o líquido para o interstício. Doenças de certos órgãos (fígado, rim, coração, etc.).

Fatores de todos os dias: sedentarismo (falta de atividade física, ficar longas horas sentado, etc.), stress (ansiedade e nervos desequilibrar o sistema hormonal), a ingestão de medicamentos (contraceptivos orais, corticosteróides, anti-inflamatórios, etc.), fatores climáticos (em menor grau as flutuações de pressão atmosférica e altas

Relacionados