Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue











[pic] [pic]


Atualização sobre a DENGUE

1- Conceito inicial
2- Histórico
3- Transmissão
4- Hospedeiro
5- Conceito Principal: O que é Dengue?
6- Epidemiologia
7- Tipos de Dengue e os sintomas
8- Classificação do vírus da Dengue
9- Período de incubação
10- Exame laboratorial para Diagnóstico11- Tratamento
12- Prevenção e Controle do mosquito
13- Referencias










Disciplina: Tratamento Clínico – Modulo III

Aluno: ___________________________________________ no. _____________ Turma-turno: __________




Profa. Enfa. Elisabeth Rezende
Coren-MG 41.898

Abril – 2013


1- Conceito inicial:
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre","manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).

2- Histórico:
A dengue foi vista pela primeira vez no mundo no final do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceucomo doença neste século. 

O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue

O primeiro caso defebre hemorrágica da dengue que se tem notícia apareceu na década de 50, nas Filipinas e Tailândia. Após a década de 60, a presença do vírus intensificou-se nas Américas. Pesquisadores identificaram vários sorotipos da doença, que foram numerados de 1 a 4, dependendo do grau de letalidade do vírus. 

(O sorotipo 1, o mais leve, apareceu pela primeira vez em 1977, inicialmente na Jamaica, mas foi apartir de 1980 que foram notificadas epidemias em vários países.
(O sorotipo 2, encontrado em Cuba, foi o responsável pelo primeiro surto de febre hemorrágica ocorrido fora do Sudoeste Asiático e Pacífico Ocidental. O segundo surto ocorreu na Venezuela, em 1989.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros)provenientes da África, no período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas”.

O dengue chegou ao Brasil na metade do século XIX. No Brasil, há referências de epidemias desde 1916, em São Paulo, e em 1923, em Niterói, no Rio de Janeiro, sem comprovação laboratorial. A primeiraepidemia, documentada clínica e laboratorialmente, ocorreu entre os anos de 1981 e 1982, em Boa Vista, Roraima, causada pelos sorotipos 1 e 4, considerado o mais perigoso. A partir de 1986, ocorreram epidemias, atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste. 

Em 1986, o vírus tipo 1 foi isolado pelo Departamento de Virologia da Fiocruz, chefiado pelo virologista HermannSchatzmayr. O mesmo departamento também isolou os tipos 2 e 3 (associados às formas mais graves da doença) respectivamente em 1990 e 2001. Ainda não foram encontrados indícios do vírus tipo 4 no país, apesar de sua presença já ter sido constatada no norte da América do Sul e haver um alto risco de introdução do mesmo no Brasil.

Desde então, a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continuada,intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente ilesas. Na epidemia de 1986, identificou-se a ocorrência da circulação do sorotipo 1, inicialmente no estado do Rio de Janeiro, disseminando-se, a seguir, para outros seis estados até 1990. Nesse mesmo ano, foi identificada a circulação do sorotipo 2, também no estado do Rio de...
tracking img