dengue

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
Dengue
*Sintomas da Dengue: Febre com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
*Transmissão: A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti da família dos pernilongos, infectadas com o vírus transmissor da doença.
*Vascina: Nãoexistem vascinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Febre Amarela
*Sintomas: os principais sintomas da febre amarela são febre alta, mal estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias depois de a pessoa ser picada.

*Transmissão: Existem dois tipos de febre amarela. A silvestre, transmitida pela picadado mosquito Haemagogus, e a urbana transmitida pela picada do Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue.

*Vascina: A vacina é gratuita e deve estar disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos.
A vacina écontra-indicada a gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Raiva
Sintomas: Os sintomas iniciais são coceira no local do contato com a saliva animal e perturbações sensoriais. Incluem também náuseas, vômitos e mal estar. A fase seguinte, é a fase excitatória, o vírus começa a causar espasmos musculares da laringe e faringe com intensa dor na deglutição.Caracteriza-se também por elevada sensibilidade à luz, hiperestesia (excesso de sensibilidade de um determinado sentido), salivação e dilatação da pupila. Os indivíduos apresentam intenso medo irracional, hostilidade e violência, alucinações, insônia e ansiedade extrema.

*Transmissão: A raiva é uma zoonose, doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. O vírus da raiva étransmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Outros mamíferos que podem contaminar são furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

*Vascina: há vacina e tratamento profilático com imunoglobulinas (anticorpos) em caso de exposição ao vírus. Todas as vacinas contra a raiva, de uso humano, sãoinativadas, ou seja não apresentamvírus vivos.

Epatite C

*Sintomas: os sintomas da Epatite C só surgem 20 anos depois da contaminação. Apenas 25 a 30 por cento dos infectados apresentam, na fase aguda, sintomas de doença que pode manifestar-se por queixas inespecíficas como letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, naúsea,intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia.

*Transmissão: O principal meio de transmissão da hepatite C é através da exposição à sangue contaminado. Nos dias atuais a principal via de contaminação é pelo uso de drogas injetáveis com compartilhamento de agulhas entre os usuários. A hepatite C também pode ser transmitida pela via sexual, apesar dorisco ser bem mais baixo do que com a hepatite B ou o HIV.

*Vascina: não existe vascina para Epatite C





Doenças Bacterianas

Cólera

*Sintomas: Diarréia volumosa e aquosa,tipo água de arroz, sempre sem sangue ou muco, dores abdominais tipo cólica, náuseas e vômitos, hipotensão com risco de choque hipovolémico (perda de volume sanguineo) fatal, é a principal causa de morte nacólera, aceleração do coração para responder às necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo, diminuição da micção, devido à perda de liquido.

*Transmissão: é transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento.

Vascina:a vacinação é de responsabilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • dengue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!