Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: Este trabalho destaca o uso da epidemiologia, da educação em saúde e psicologia aplicada à saúde na atuação do enfermeiro como um instrumento indispensável à prestação de serviços de assistência à saúde e sua aplicação na prática profissional. Evidencia igualmente que essas disciplinas que oferecem subsídios importantes para o planejamento, administração, execução e avaliação da prestaçãode serviços à saúde, sendo ainda um instrumento extremamente útil na investigação de combate e controle de epidemias ambientais na cidade de Sete Lagoas/Minas Gerais (MG) priorizando a sustentabilidade na saúde publica em relação à Dengue. Este estudo foi realizado com dados da Secretaria de saúde/coordenação do controle da dengue de Sete Lagoas de forma quantitativa a distribuição dos fenômenosde saúde/doença e seus fatores condicionantes e determinantes.

Palavras-chave: Epidemiologia Ambiental. Educação em Enfermagem. Sustentabilidade na Saúde Pública, Epidemia da Dengue.

Introdução: A dengue é uma doença febril, aguda, causada pelo mosquito Aedes pertence à família flaviviridae. Tauil(2010)afirma ser a dengue uma doença re-emergente no Brasil,uma vez que entre os anos de 1923 e1982 não haviam registros da ocorrência dessa doença em solo brasileiro.
As ações de combate a dengue englobam medidas de controle e erradicação a fim de se combater o vetor. Ambas incluem três componentes básicos saneamentos do meio ambiente, ações de educação, comunicação e informação e comunicação combate direto do vetor químico, físico e biológico. (TEIXEIRA,BARRETO,GUERRA,1999).Epidemiologia é a ciência que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Analisam a distribuição e os fatores categóricos das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornece indicadores que servem de suporte ao planejamento, administração eavaliação das ações de saúde. Podendo de essa maneira distinguir as especificidades relacionadas à morbi- mortalidade e, consequentemente traçar estratégias que visam melhorar a qualidade de vida da população. (ROUQUAYROL et al.1988)
O método epidemiológico é uma ferramenta de grande utilidade para sanitaristas, pesquisadores, médicos clínicos, enfermeiros e todas as demais categorias quetrabalham na área saúde. As mudanças nas teorias e nos métodos de controle de controle de enfermidades que foram utilizadas em décadas anteriores mostram-se ainda insuficientes para responder à situação atual em busca de teorias mais amplas para descrever e explicar as circunstâncias que contribuem para certos estados de saúde. Alguns autores atribuem as relações aos determinantes biológico, ficandoaos de natureza sócio -econômica e política um desempenho secundário ou complementar .
O conceito ‘o estudo da distribuição das doenças nas coletividades humanas e dos fatores causais responsáveis por essa distribuição’(ROUQUAYROL et al.1988), toma por base as relações existentes entre fatores do ambiente, do agente e do hospedeiro. Este conceito engloba desde as características demográficaspessoais –idade,sexo,cor,ate comportamentos e hábitos;como o de fumar por exemplo.O econômico e o social são partes tão importantes quanto os demais elementos ambientais na causa das doenças que incidem sobre coletividades humanas.
A saúde ambiental; antes relacionada quase que exclusivamente ao saneamento e qualidade da água, incorporou outras questões que envolvem poluição química, pobreza,equidade, condições psicossociais e a necessidade de um desenvolvimento sustentável que possa garantir uma expectativa de vida saudável para as gerações atuais e futuras. (Domingues E.et .2001)
Podem ser objetos de pesquisa epidemiológicos os aspectos relacionados a situações causadas pelo ambiente físico: alterações terrestres e do ecossistema aquático, e mudanças do clima do planeta que...
tracking img