dengue

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
DENGUE
A dengue é causada por um arbovírus do gênero Flavivírus, onde são conhecidos quatro sorotipos: Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Apresenta-se sob a forma clássica, de evolução benigna, ou grave, na forma hemorrágica.
VÍRUS
Os flavivírus são zoonoses, que não dependem do ser humano para sua manutenção, com a exceção do DENV.Os seres humanos são hospedeiros acidentais que não contribuem parao ciclo de transmissão natural.Entretanto, o DENV se adaptou completamente aos seres humanos, sendo mantido em grandes áreas urbanas através da transmissão pelo vetor e não dependendo de reservatórios animais (Mackenzie, Gubler et al, 2004).
Critérios sorológicos foram utilizados para detectar quatro sorotipos do DENV.Na escala evolutiva, o primeiro a se diferenciar foi o DENV-4, seguido peloDENV-2, DENV-3 e DENV-1 (Mackenzie, Gubler et al, 2004).Técnicas moleculares possibilitam a classificação dos vírus em genótipos baseada em estudos moleculares do genoma viral.Os genótipos refletem o acúmulo de mudanças evolucionárias sofridas pelos vírus.
Embora não se saiba qual é o sorotipo mais patogênico, tem-se observado que as manifestações hemorrágicas mais graves estão associadas aosorotipo DEN-2.
Os vírons DENV, assim como os membros do gênero Flavivírus, tem diâmetro aproximado de 500Å e o seu genoma é composto de uma fita de RNA simples com senso positivo. O material genético é envolto pela proteína do capsídeo e mais externamente pela membrana bilipídica da célula hospedeira com a inclusão de 180 cópias de duas glicoproteínas virais (Mukhopadhyay, Kuhn et al., 2005).
Apenetração do DENV na célula hospedeira é realizada através de endocitose mediada por receptores (Chen, Wang et al., 1999; Navarro-Sanchez, Altmeyer et al.,2003; Jindadamrongwech, Thepparit et al.,2004).

SÍTIOS DE INFECÇÃO

Nas infecções naturais, o DENV é inoculado pelo vetor provavelmente no espaço subcutâneo ou no espaço intradérmico.A replicação viral ocorre no local da inoculaçãoprovavelmente nas células retículo-endoteliais, células de Langerhans ou nos fibroblastos, que se encarregam de levar o vírus até os linfonodos regionais, favorecendo sua disseminação no sangue, preferencialmente nos monócitos (Rothman, 1997).A detecção de RNA e de antígenos virais na fração das células mononucleares do sangue periférico de pacientes demonstrou que o DENV é capaz de infectar essascélulas.Estudos in vitro em monócitos humanos confirmam a suscetibilidade de monócitos à replicação pelo DENV (Espina, Valero et al., 2003; Neves-Souza, Azeredo et al., 2005).Wu w colaboradores (2000) demonstraram que células dendríticas (DCs) intersticiais e células de Langerhans são mais permissivas ao vírus que monócitos e macrófagos, fazendo das DCs principais alvos do DENV (Wu, Grouard-Vogel et al.,2000).


ETIOPATOGENIA DA DENGUE
E, para complicar a situação, a terapêutica alopática não dispõe de medicamento de ação etiológica eficaz, limitando-se o tratamento às drogas sintomáticas, aos cuidados gerais e à manutenção do equilíbrio hidro-eletrolítico e hematológico dos pacientes infectados.

DENGUE E OS FÁRMACOS

ASPECTOS IMUNOLÓGICOS
Durante a infecção primária, ocorre a expansãoclonal da população de células T com maior afinidade pelos epítopos presentes no sorotipo infectante, ocasionando a formação de células de memória para este sorotipo (Mongkolsapaya, Duangehinda et al., 2006).
As células dendríticas são células apresentadoras de antígenos que compreendem menos de 1% do número total de células do sangue periférico (Steinman, 1991) e têm a importância crucial naligação entre a resposta imunológica inata e adaptativa.Após o reconhecimento e processamento de antígeno, as células dencríticas os paresentam às células T e dirigem a resposta a ser desencadeada frente ao antígeno: tolerância, imunidade ou memória (Kelsall, Biron et al., 2002).
Na infecção aguda há uma resposta imunológica primária e uma secundária.A resposta primária ocorre em pessoas não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • dengue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!